Levante Ideias - Rumo

Expansão da Rumo no MT

Na segunda-feira (19), o governo estadual do Mato Grosso (MT) divulgou o plano de construção de uma nova malha de 713 quilômetros na região com o objetivo de conectar Rondonópolis até a capital Cuiabá e Lucas do Rio Verde, no norte do Estado.

O projeto, avaliado em R$ 12 bilhões, contempla um regime de autorização, no qual não há necessidade de ocorrer licitação ou participação do Estado, que atuará somente como fiscalizador e regulador.

A operação ainda terá 45 anos, prorrogáveis por mais 45 anos, onde a empresa terá que se responsabilizar totalmente pelos investimentos e riscos de demanda, sem garantia do governo.

A Rumo (RAIL3), empresa de logística do grupo Cosan, é a principal interessada na expansão, já tendo protocolado seu projeto seguindo os requisitos do chamamento público, que abrange desde atestados de operação ferroviária, patrimônio líquido ou capital social de, no mínimo, R$ 1,2 bilhão e carta de uma instituição financeira já garantindo o financiamento da obra.

Eventuais interessados poderão ainda apresentar seus projetos dentro de 45 dias, desde que atendam aos mesmos requisitos citados.

No caso de mais ofertas, a decisão irá se basear em critérios como o menor prazo para implantação e maior cobertura do território estadual contemplada no projeto.

Após este período, o governo prevê 60 dias para a publicação do resultado e firmamento do contrato para, em seguida, ser iniciada a análise ambiental do empreendimento.

Segundo o cronograma estipulado, o governo prevê o início das obras no primeiro semestre de 2022, ponto questionado por analistas do mercado, que compreendem que sejam necessárias licenças ambientais para início das operações, as quais deverão ser obtidas ao fim de 2022 ou início de 2023.

E Eu Com Isso?

De fato, a ampliação da ferrovia no trecho Rondonópolis-Lucas do Rio Verde é um plano antigo da Rumo, tendo se tornado uma das prioridades da companhia desde que foi aprovada a renovação antecipada da concessão da Malha Paulista, em maio de 2020.

No entanto, a extensão da malha ferroviária, negociada desde essa época com o governo federal, apresentou entraves, com resistência por parte do governo, uma vez que a intenção da Rumo era que o projeto tivesse como contrapartida a extensão da concessão da companhia na Malha Norte, o que se trataria de um contrato volumoso, entregue sem licitação, o que poderia levantar questionamentos.

Desse modo, desde o início de 2021 vem sendo desenhado um novo contrato, sendo para isso aprovada uma lei que permite a construção e exploração de ferrovias estaduais no regime de autorização.

Nesse contexto, enxergamos o projeto de expansão como uma vitória para Rumo, que poderá ampliar sua atuação territorial ao dar continuidade ao seu empreendimento.

Assim, esperamos um impacto positivo no preço de suas ações (RAIL3) para o curto prazo.

Como ponto sensível ao empreendimento, enxergamos a questão do licenciamento ambiental, ponto pouco enfatizado pelo governo durante o chamamento.

De fato, a própria Rumo chegou a afirmar a investidores que enxerga a obtenção das licenças como o principal desafio do projeto, o que poderá acarretar o atraso das obras.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Rumo renova licitação da Malha Oeste.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.