Rumo

Rumo renova licitação da Malha Oeste

Na noite desta quinta-feira (20), a Rumo Logística (RAIL3), divulgou em Fato Relevante a celebração do segundo termo aditivo ao Contrato de Concessão da Malha Oeste, vigente desde 1996.

A Malha Oeste faz parte da Operação Sul da companhia, que engloba as malhas que atendem os estados da região Sul do país, com esta Malha Oeste cortando parte do estado do Paraná (PR), ligando a região com a Malha Paulista com acesso ao porto de Santos.

O estado do Paraná é o segundo maior exportador de grãos do país, atrás apenas do Mato Grosso (MT). Embora a produção de grãos no estado seja de cerca de 1/3 do volume do estado líder, é uma região relevante na produção agrícola no país.

E Eu Com Isso?

Acreditamos que a notícia tem pouco efeito no preço das ações (RAIL3) no curto prazo, porém em um horizonte maior de tempo aumentará a participação da companhia no transporte dos produtos agrícolas do país.

A operação Sul responde por cerca de 19 por cento do volume total de produtos transportados pela Rumo e é a operação com a maior tarifa média de transporte dos segmentos operacionais da companhia. A relicitação vai possibilitar à companhia executar o seu plano de ampliação das ferrovias na região.

No plano de expansão das malhas apresentado pela companhia em outubro de 2020, a expansão da Malha Oeste será realizada em duas fases: a primeira com a extensão da Malha Rumo, chamado Malha Ferroeste, que irá ampliar a presença no oeste do estado do Paraná; a segunda com a extensão maior da Ferroeste, ligando as regiões produtoras do Mato Grosso do Sul (MS) com o Paraná, provendo maior capilaridade para a produção do estado, com acesso a outros portos além do Porto de Santos.

A somatória das exportações dos estados do PR e MS chegam a quase metade do maior produtor de grãos, o Mato Grosso (MT) e a extensão permitirá à Rumo aumentar a presença nestas regiões e possibilitando aos produtores escoar sua produção com custos mais baratos que o transporte terrestre e em maior volume.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Resultado da Rumo (RAIL3) do 1T21.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Eletrobras
E eu com isso

A última votação

Com a aprovação da Medida Provisória 1.031/21 no Senado Federal, na semana passada, a privatização da Eletrobras está praticamente garantida do ponto de vista legislativo,

Read More »
Levante Ideias - Banco Central
E eu com isso

Refazendo as contas dos juros

A semana se inicia com os investidores tendo de enfrentar uma dúvida: o que as sinalizações do BC (Banco Central) e do Federal Reserve (Fed,

Read More »
Levante Ideias - Banco Votorantim
E eu com isso

Venda do Banco Votorantim

Após ter seu IPO adiado pela segunda vez em 2021, o Banco Votorantim, recém rebatizado de BV, gerou especulações quanto a uma possível venda para

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel