A Tesla (TLSA) apresentou nesta quarta-feira (27), após o fechamento do mercado, os seus resultados do quarto trimestre de 2020. Apesar de ter sido um ano bom e prospectivo para a companhia, o balanço do último trimestre veio misto: as receitas superaram as expectativas, mas o Ebitda e lucro líquido vieram abaixo do esperado.
A receita líquida totalizou 10,74 bilhões de dólares, crescimento de 46 por cento na comparação anual e aproximadamente 4 por cento acima do esperado. No ano a receita total foi de 31,53 bilhões de dólares.
O resultado operacional medido pelo Ebitda foi de 1,85 bilhões de reais: margem de 17,2 por cento. Nesta linha houve alguma decepção, dado que era esperado um número próximo aos 2 bilhões (margem de 20 por cento), em linha com a margem entregue nos últimos dois trimestres.
O lucro por ação ajustado (non-GAAP) também veio um pouco abaixo: foi de 0,8 dólares por ação. Esperava-se algo em torno de 1 dólar por ação.
Olhando em bases anuais, entretanto, foi o segundo resultado consecutivo em que a Tesla teve geração de caixa livre (caixa das operações – caixa dos investimentos). Foram 2,78 bilhões de dólares gerados em 2020, sendo quase 2 bilhões no 4T20.
E Eu Com Isso?
O resultado da Tesla veio misto. Todavia, como o preço das suas ações embutem uma expectativa bastante elevada, esperamos uma realização (queda) um pouco mais forte no preço das ações TSLA no curto prazo.
A receita acima do esperado não foi suficiente para sustentar um resultado brilhante. O descompasso no crescimento linha por linha se deve a queda nas margens, tanto bruta como operacional.
A respeito da margem bruta, houve uma piora no mix de vendas de veículos, com redução na participação dos modelos “S” e “X” nas vendas e aumento nos modelos “3” e “Y”, mais acessíveis. Com isso, o Preço Médio de Venda por Veículo recuou 11 por cento na comparação anual, reduzindo o efeito da alavanca operacional. A empresa também creditou este efeito a maiores custos de produção.
Na margem operacional, a linha detratora foram as despesas com opções de compra de ações (Stock Based Compensation). No trimestre, foram gastos mais de 633 milhões de dólares (42 por cento do total das despesas operacionais) com o programa. Importante lembrar que esta linha tem efeito não-caixa, mas demonstra o descompasso entre o valor de mercado da companhia (e a recente valorização das suas ações) e seu resultado/balanço.
Apesar do carro elétrico e/ou autônomo ser uma tendência para o século, há uma série de dúvidas no ar. Primeiro, o já conhecido problema das baterias à base de lítio, cujo custo e logística reversa é um desafio, em seguida a infraestrutura de recarga, visto que não se sabe exatamente se o mundo seria capaz de suportar uma frota gigante de carros elétricos com o que há disponível hoje e, por fim e não menos importante, a ótica de investimentos. A Tesla já tem em seus preços uma perspectiva de crescimento (g) bastante ousada, o que (no mínimo) pode aumentar o prazo de retorno do investimento nas suas ações.