Levante Ideias - Lojas Americanas

Resultados da Americanas (AMER3) do 2T21

A Americanas S.A. (AMER3), divulgou seus primeiros resultados referentes ao 2T21 após o processo de combinação de negócios de B2W e Lojas Americanas, na noite desta quinta-feira (12), após o fechamento do mercado.

A companhia apresentou seus números em formato proforma, somando o resultado das duas companhias como se já tivesse concluído a combinação desde janeiro deste ano, para fins de comparação mais fidedigna e analisável.

No campo operacional, a companhia apresentou avanço relevantes em alguns indicadores qualitativos, como número de transações que cresceu mais de 20%, chegando a 384 mil no trimestre; sortimento de itens vendidos na plataforma chegando a 110 milhões, quase o triplo do ano anterior; avanço de mais de 40% na base de sellers no seu marketplace, chegando a 104 mil.

O GMV total (Valor total de vendas transacionadas) chegou a R$ 12,6 bilhões, um crescimento de 32,6% no período, sendo R$ 5,04 bilhões proveniente de parceiros (marketplace).

Ademais, a receita líquida recorrente atingiu R$ 6,27 bilhões, um crescimento de 32,5% na comparação com 2T20.

O lucro bruto recorrente foi de R$ 1,93 bilhão, com margem de 30,8%, apresentando crescimento no número absoluto, porém com queda de 1,8 pontos percentuais, principalmente pelo mix pior de produtos e maior participação de vendas digitais, com menor rentabilidade.

Além disso, o Ebitda recorrente (aproximação de geração de caixa bruta) ficou em R$ 652,7 milhões, com margem de 10,4%, bastante inferior à cifra de R$ 738 milhões e margem de 15,6% do ano anterior.

A companhia apresentou prejuízo líquido na base de comparação recorrente, excluindo efeitos de créditos tributários extraordinários no trimestre.

E Eu Com Isso?

O resultado veio com expressivo ganho de receita, porém ainda há muito trabalho a se realizar para capturar sinergias entre as operações físicas e digitais.

Esperamos um impacto levemente negativo nas ações da companhia (AMER3) no curto prazo, apesar de ter apresentado crescimentos abaixo de seus principais pares de mercado, além de ainda seguir consumindo caixa em ritmo relevante.

A companhia apresenta estratégias interessantes de integração operacional e tem sofrido uma correção que nos parece exagerada.

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Leia também: Resultados da Suzano (SUZB3) do 2T21.

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