Levante Ideias - Americanas

Lojas Marisa e Americanas

No pregão de sexta-feira (06) o mercado viu as ações das lojas Marisa (AMAR3) dispararem, fechando com alta de quase 7%, com o vazamento de informação relevante a respeito de uma possível negociação da Americanas S.A. (AMER3) com a varejista.

Um email foi disparado para contatos errados, gerando um vazamento de informações a respeito de um contato preliminar de assessoria financeira, de modo que as duas companhias (Marisa e Americanas) divulgaram um Fato Relevante que confirma uma tratativa entre as duas companhias, porém no momento sem nada definido.

A Marisa comunicou que busca alternativas de capitalização sem necessitar de um endividamento ou subscrição por parte dos controladores para seguir com o plano de reformulação e investimento no MBank.

Já a Americanas busca um meio de se aproximar mais das massas, de modo a ampliar o alcance de seu ecossistema digital.

E Eu Com Isso?

Vem sendo veiculado no mercado que a Americanas S.A., uma companhia de R$ 45 bilhões e com controladores (Grupo 3G) tidos como referência no mundo dos negócios, não faria nenhum tipo de contato sem antes costurar bem os termos da negociação, de modo que uma aquisição das Lojas Marisa (AMAR3) não esteja em fase incipiente.

Pelo lado da Marisa a notícia é bastante positiva, sobretudo aos seus acionistas no curto prazo, dado que uma aquisição em geral envolve um ágio relevante (um adicional sobre o preço de negociação atual), além de ganhar um parceiro com estrutura forte que pode alavancar finalmente o crescimento da companhia, que vem com desempenho morno há alguns anos e sofreu um baque na pandemia.

Para a Americanas S.A., embora seja uma transação “barata” em comparação ao seu valor de mercado, ainda não está muito claro os possíveis benefícios e sinergias de uma transação deste tipo, a não ser a ampliação do segmento de vestuário que vem na mira da companhia há um tempo.

Recentemente, a Americanas S.A. adquiriu a Uni.co, companhia controladora das marcas Imaginarium (artigos de decoração e presentes criativos) e Puket (vestuário infantil).

Por fim, em geral enxergamos uma possível aquisição da Marisa pela Americanas como positiva, dada a complementaridade de portfólio, proximidade de público alvo, além de uma união entre marcas fortes e conhecidas do público no mercado.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Fusão entre Lojas Americanas (LAME4) e B2W (BTOW3).

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Política sem Aspas, por Felipe Berenguer
Política Sem Aspas

Qual Terceira Via? | Política sem Aspas

Expressão largamente utilizada nos noticiários e na política brasileira, especialmente nesta última década, a “Terceira Via” foi consagrada a partir de teoria elaborada por um

Read More »
Levante Ideias - Câmara dos Deputados
E eu com isso

Rumo ao plenário

Na esteira do que antecipamos nesta quinta-feira (23), a comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 32/2020, que

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.