A Tencent Holdings (TCEHY), gigante da tecnologia na China que atua de forma mais notória no segmento de redes sociais e games, apresentou nesta quinta-feira (20), após o fechamento dos mercados na Ásia, seus resultados do primeiro trimestre de 2021. Os números vieram um pouco abaixo do esperado em termos de receita e de lucro líquido.
A sua receita líquida foi de 135,5 bilhões de Renmimbis (aprox. 20,6 bilhões de dólares), crescimento de 25 por cento, em moeda original, na comparação com o mesmo período do ano anterior. O resultado veio um pouco abaixo do esperado.
O resultado operacional ajustado (Ebit) foi de 42,8 bilhões de Renmimbis, ou 6,5 bilhões de dólares, acréscimo de 20 por cento ano contra ano. A margem operacional, portanto, foi de 22%, 1 ponto percentual a menos que no 1T20.
Por sua vez, o lucro líquido foi de 33,1 bilhões de Renmimbis (5 bilhões de dólares), acréscimo de 22 por cento frente ao lucro do mesmo período há 12 meses. Apesar dos ganhos, o resultado veio abaixo do esperado em 1 por cento.
Por fim, a sua geração de caixa livre foi de 33,2 bilhões de Renmimbis, queda de 15 por cento. A queda é devido ao aumento nos investimentos em bens de capital (CapEx), em 26 por cento.
E Eu Com Isso?
Assim como ocorreu com Alibaba (BABA), o mercado manteve elevado o seu nível de exigência com os resultados das big techs chinesas e as ações da Tencent recuaram 3,7 por cento na sessão seguinte à divulgação dos resultados em Hong Kong.
Juntamente com a JD.com, o Alibaba e o Baidu, a Tencent é uma das maiores empresas de tecnologia da China. A companhia é considerada o “Facebook Chinês”, mas também com um segmento de games bastante relevante no mercado global, oferecendo sucessos como o PUBG e o Honour of Kings. O segmento de games representa 32 por cento da receita da companhia, o mais no mix.
Principais dados operacionais: o app Weixin/WeChat – serviço de mensagens instantâneas desenvolvido pela companhia – alcançou a marca de 1,242 bilhão de usuários mensais ativos, aumento de 3,3 por cento. O QQ, outro app de mensagens, chegou à marca de 600 milhões de usuários mensais ativos, queda de 12,6 por cento.
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