A Reddit, empresa de mídia social, encaminhou na quarta-feira (15) seus documentos à SEC (Securities and Exchange Commission) para abrir seu capital na bolsa de valores estadunidense.
A companhia não divulgou maiores detalhes sobre a oferta, de forma que não se sabe quantas ações serão colocadas no mercado e nem a faixa de preço que será praticada.
Criada em 2005, a empresa tem trilhado um caminho de conquistas até abrir seu capital na bolsa. No ano seguinte, a Conde Nast Publications adquiriu o Reddit até 2011, quando a companhia se tornou independente. Depois disso, a Reddit tem levantado capital via Venture Capital para financiar seu negócio.
Recentemente, a empresa foi avaliada em 10 bilhões de dólares, com uma receita trimestral de publicidade de 100 milhões de dólares, aumento de 192 por cento em relação ao ano anterior.
E Eu Com Isso?
Apesar de não ter disponibilizado muitos arquivos para o público, acreditamos que a decisão de abertura de capital da Reddit é positiva para a companhia que poderá adquirir capital a um custo menor.
Esta é mais uma oferta de porte relevante que deve movimentar o mercado americano nos próximos trimestres. O negócio de publicidade digital segue aquecido e as companhias atuantes no setor querem aproveitar a megatendência para buscar valuations expressivos.
Atualmente o Twitter, empresa provavelmente mais comparável a Reddit, está avaliada em 35 bilhões de dólares, contando com 216 milhões de usuários diários ativos e receita anual de quase 5,1 bilhões de dólares. Acreditamos que a Reddit deve buscar uma avaliação a múltiplos (EV/DAUs e EV/Receita) mais descontados em relação ao Twitter, o que ainda assim consideramos arriscado.
Diferentemente do Twitter, que já até já embute alguma expectativa de monetização da base ousada, mas possui uma base fiel e heterogênea, o Reddit pode sofrer com a concentração dos seus usuários em determinados nichos. Além disso, temos nossas dúvidas se ambas coexistirão no médio prazo, visto que o setor tem algumas características de “winner takes it all” e queimas de caixa recorrentes.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
—