PetroRio Logo EECI

PetroRio (PRIO3): Resultados do 4T20 e de 2020

Na noite desta segunda-feira (01), a PetroRio apresentou seus resultados do 4T20 e do consolidado de 2020, após o fechamento de mercado. O resultado deste último trimestre compensou o desempenho ruim do primeiro semestre de 2020.

A empresa obteve crescimento de 16 por cento na receita líquida no ano de 2020 alcançando 1,9 bilhão de reais, puxado pelo forte desempenho no 4T20, com recuperação dos preços médios de venda em relação ao primeiro semestre de 2020, além de maiores volumes de produção pelo início das operações no campo de Tubarão Martelo a partir do 3T20.

O Ebitda recorrente ficou em 876,7 milhões de reais no ano de 2020, 9 por cento acima do ano de 2019, puxado pelo bom desempenho do 4T20 de 468,08 milhões de reais (crescimento de 54 por cento).

Porém o ano consolidado fechou com margem Ebitda de 46 por cento, 3 pontos percentuais menor que 2019, principalmente devido ao maior custo de do produto vendido em relação à receita total da companhia.

O lucro líquido apresentou queda de 41 por cento no ano de 2020, alcançando 528 milhões de reais, prejudicado pela desvalorização do real perante o dólar e política de proteção do caixa (hedge) que afetou o resultado financeiro da companhia, refletindo no lucro líquido contábil.

A companhia fechou o ano com posição de caixa saudável de 882 milhões de reais. Contando com os recursos da oferta subsequente de ações (Follow-on) realizado neste primeiro trimestre de 2021, que levantou cerca de 2,049 bilhões de reais, de acordo com a precificação definida em janeiro de 21, a companhia estaria com posição de caixa de 3,256 bilhões de reais, suficiente para cobrir o seu endividamento de curto prazo e financiar os investimentos futuros.

E Eu Com Isso?

A PetroRio vem reduzindo o seu custo de extração de petróleo (Lifting Cost) sequencialmente desde 2017, chegando à média de 14,5 dólares por barril em 2020 contra 22,9 dólares por barril no ano anterior. Apesar da redução de custos, a rentabilidade da companhia foi fortemente afetada pela pandemia em relação a seus preços de venda no primeiro semestre de 2020.

O 4T20 mostrou que sem os efeitos da forte volatilidade e redução do volume de vendas, a companhia é capaz de gerar boa rentabilidade de suas operações.

A expectativa é que para 2021, com preços de barril de petróleo em patamares mais altos e câmbio mais estável, porém ainda acima dos 5 reais, a companhia seja capaz de melhorar sua rentabilidade e geração de caixa ao longo do ano. Esperamos um impacto negativo no curto prazo no preço das ações da companhia (PRIO3), pois as ações acumulam alta de 180 por cento desde início de novembro, enquanto o petróleo Brent (preço de referência) obteve alta de cerca de 60 por cento no período.

O ponto de atenção agora fica para a execução do projeto de início de produção do campo de Wahoo, no pré-sal, recém adquirido pela companhia, que será financiado pelos recursos levantados na oferta de ações recente (follow-on).

O campo de Wahoo tem potencial de aumentar a produção de petróleo e gás da companhia em cerca de 40 mil barris de óleo equivalente por dia (hoje em torno de 30 mil), mais do que dobrando a capacidade de produção da companhia. O projeto tem estimativa de início de produção ao final de 2022, iniciando com cerca de 10 mil barris por dia.

Essa expectativa e anúncio de entrada mais forte das operações futuras no pré-sal fez com que as ações da empresa disparassem perante os preços do barril de petróleo. Porém a estimativa de crescimento forte de produção ainda está longe e ainda enxergamos um risco de execução neste período, apesar do potencial de elevar a produtividade da companhia para outro patamar em caso de sucesso.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: Follow-on da PetroRio (PRIO3).

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

DeFi: O Melhor Setor para Investir Agora?

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Estamos em um novo ciclo das criptomoedas, e cada segundo que passa fica mais importante descobrir quais são as melhores moedas para investir, e quais são aquelas que você deve ignorar.

Por isso, no Crypto Spotlight desta semana, vamos abordar o setor mais quente para investir agora: DeFi (ou Finanças Descentralizadas).

Também vamos revelar 3 Criptos para você ficar de olho.

Não deixe de conferir este conteúdo.

Read More »
Artigos

Dividendos Sintéticos: Gere Renda Passiva com Opções! | Mapa do Trader

Em um cenário de baixa volatilidade, o investidor que se interesse por curto prazo pode acabar ficando desanimado.

Afinal, em tese, as oportunidades de ganhos rápidos diminuem… Mas não é sempre assim.

Há um tipo de estratégia capaz de gerar renda passiva com Opções no cenário atual, de maneira rápida e segura.

Estamos falando dos Dividendos Sintéticos.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre essa estratégia e investimento.

Read More »
Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.