Petrobras E Eu Com Isso

Petrobras (PETR3/PETR4) registra produção recorde em 2020

Dados divulgados pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis (ANP) mostram aumento da produção em nível recorde de petróleo no Brasil pelo segundo ano consecutivo, com o total de todas as petroleiras atuantes no território nacional alcançando uma produção de 2,938 milhões de barris por dia em 2020, alta de 5,5 por cento em relação a 2019.

O nível de produção veio forte mesmo após um segundo semestre mais fraco em produção, marcado pela concentração de paradas de manutenção pela Petrobras, adiado para o fim de 2020 devido às incertezas relacionadas à pandemia. Atualmente a estatal é responsável por cerca de 85 a 90 por cento da produção de petróleo no Brasil.

E Eu Com Isso?

No plano de negócios da Petrobras, a curva de produção total de petróleo e gás da companhia seguirá em um ritmo constante, sem grandes aumentos na quantidade produzida, existindo uma compensação entre a queda de produção devido aos desinvestimentos em campos terrestres e em águas rasas compensada pelo crescimento da produção nos campos do pré-sal.

Porém a produção total no Brasil ainda tende a aumentar, uma vez que os campos desinvestidos pela Petrobras são repassados a empresas com tecnologia dedicada à exploração destes ativos, de modo que continuarão a extrair petróleo, mesmo após a venda pela estatal, a exemplo da 3R Petroleum (RRRP3), que recentemente abriu capital na B3.

A notícia é levemente positiva para as companhias do setor atuantes no Brasil, inclusive a Petrobras, porém não esperamos impactos relevantes no preço de suas ações no curto prazo com esta notícia especificamente.

Atualmente a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), na qual o Brasil não faz parte, está buscando uma estabilização dos preços da commodity no mercado internacional, além do processo de abertura do mercado de refino no Brasil estar em curso, o que tende a melhorar a demanda doméstica pelo petróleo no médio prazo.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: Petrobras avança na venda de refinarias.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Copasa - CSMG3
E eu com isso

Copasa (CSMG3): Resultado do 4T20

A companhia Copasa (CSMG3) divulgou seus números referentes ao quarto trimestre de 2020 na noite de segunda-feira (01). Apesar de a companhia apresentar leve melhora

Read More »
bancos
E eu com isso

Tributar banco é mau negócio

O tradicional provérbio português “descobrir um santo para cobrir outro” ilustra aquelas situações em que a solução encontrada para um problema acaba criando outra dificuldade.

Read More »
E eu com isso

Remuneração da Ant Group

De acordo com informações de mercado, Eric Jing – CEO do Ant Group – comunicou aos seus funcionários que a companhia está revisando a sua

Read More »
eletrobras
E eu com isso

Emendas e mais emendas

Nos dois dias disponíveis, segundo o prazo regimental referente às Medidas Provisórias editadas durante a pandemia, para parlamentares apresentarem emendas, foram encaminhadas 570 emendas à

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel