Levante Ideias - STF

Pedido de Impeachment

Na última sexta-feira (20), chegou ao Congresso Nacional um pedido de impeachment menos comum do que as tradicionais tentativas de desestabilizar o Executivo.

Trata-se de um pedido enviado ao Senado Federal, pelo Executivo, com o objetivo de impedir o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

Segundo o governo, o ministro do STF extrapola os limites da Constituição Federal e, por isso, deveria ser destituído de seu cargo, além de ficar impedido de exercer função pública durante oito anos.

O presidente Bolsonaro havia comentado que pediria também o afastamento do ministro Luis Roberto Barroso, mas a assessoria jurídica do Planalto entendeu que não havia base legal para sustentar o pedido.

O episódio foi entendido como uma nova ofensiva do presidente à corte – segundo interlocutores do Planalto, Bolsonaro foi convencido a não levar pessoalmente ao Senado o pedido de impeachment, o que poderia escalar ainda mais a tensão entre os Poderes.

Diante do ocorrido, já estão sendo sentidos efeitos práticos do embate entre os dois Poderes no Legislativo – especificamente no Senado, que tem competência para decidir nomeações e indicações do governo.

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), já afirmou que qualquer indicação para a Suprema Corte está suspensa até segunda ordem.

Lembrando que o ex-ministro da AGU (Advocacia-Geral da União), André Mendonça, foi escolhido por Bolsonaro para substituir o ministro Marco Aurélio Mello, mas seu nome não deve ser aprovado pelos senadores.

E Eu Com Isso?

Para além das implicações no âmbito das indicações ao Supremo, a piora do ambiente político também impacta negativamente na agenda de reformas.

Como foi demonstrado na última semana, pautas como a reforma tributária e a privatização dos Correios não têm conseguido votos suficientes para aprovação, respectivamente, na Câmara e no Senado.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: De vento em proa | Política sem Aspas.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.