Levante Ideias - Bolsonaro

O veto de Bolsonaro

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou, em entrevista na quinta-feira (7), que vai vetar o dispositivo que afrouxa o congelamento de salários de várias categorias do funcionalismo público. A mudança, feita pela Câmara dos Deputados, foi inserida no projeto de lei de auxílio a Estados e municípios e acabou desidratando as contrapartidas fiscais impostas ao repasse de recursos da União aos outros entes federativos. 

O projeto de lei passou por longo debate nas Casas Legislativas e, após esforços da equipe econômica, tinha pouco impacto nas contas públicas: com o congelamento, seriam economizados cerca de 130 bilhões de reais em 18 meses. No entanto, o próprio presidente deu o sinal verde para que a base governista votasse favoravelmente a uma emenda que afrouxava as condições do congelamento, trazendo a cifra da economia para somente cerca de 43 bilhões. 

Após protestos da equipe econômica, o presidente voltou atrás e deve usar seu poder de veto para retomar o congelamento mais duro e de um número maior de categorias. Com o veto, o governo terá de articular na Câmara e no Senado para que ele não seja derrubado.

Diante de um quadro delicado para o fiscal brasileiro, desentendimentos de comunicação como o acima apenas desgastam o governo e prejudicam a economia brasileira. Em vez de escolher o caminho mais seguro, articulando na Câmara desde o início para não aprovar a emenda proposta, agora o Planalto terá que tomar o caminho mais longo – do veto presidencial – estando sujeito a nova derrota.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: ADP assusta mas não compromete

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.