nike eeci

Números da Nike

A Nike (NKE) apresentou nesta quinta-feira (18), após o fechamento do mercado, os seus resultados do terceiro trimestre do ano fiscal de 2021, que equivale ao período entre dezembro de 2020 e fevereiro de 2021. O resultado veio misto, com receita abaixo do esperado devido aos desafios associados à pandemia. Porém, as margens apresentadas foram boas, e o lucro por ação também foi uma surpresa positiva.

A receita líquida foi de 10,35 bilhões de dólares no trimestre, um acréscimo de 3 por cento na comparação anual ou queda de 1 por cento na comparação com base em moeda constante. O resultado veio bem abaixo das expectativas, que girava na casa dos 11 bilhões de dólares.

A margem bruta foi de 45,6 por cento, um aumento de 130 pontos-base na comparação com o mesmo período do último ano. A companhia condicionou a melhora na margem ao mix de produtos, ao aumento nas vendas dos canais digitais e ao mix geográfico. Já o resultado operacional medido pelo Ebit Ajustado foi de 1,7 bilhão de dólares, um crescimento de 90 por cento na comparação anual.

Por fim, o lucro líquido foi de 0,90 dólares por ação, superando as estimativas, que giravam em torno dos 0,76 dólares por ação. O retorno sobre o capital investido (ROIC), relação entre o seu resultado operacional após impostos (EBI) e os ativos operacionais, alcançou a marca de 29,7 por cento anualizados, superando os 21,5 por cento dos 12 meses anteriores.

E Eu Com Isso?

O resultado da Nike veio misto, com uma melhora interessante nas margens e um lucro por ação acima das expectativas. Contudo, o mercado costuma pagar um prêmio mais elevado pelo desempenho na linha de topo, que acabou decepcionando as projeções em quase 6 por cento. Assim, esperamos impacto negativo no preço das ações NKE na sessão desta sexta-feira (19).

A empresa creditou o desempenho ruim da receita ao seu atacado, que sofreu devido ao i) atraso no cronograma de embarques de mercadorias devido à escassez global de contêineres e ii) desempenho ruim na região da EMEA (Europa, Oriente Médio e África) devido às restrições impostas nas atividades de varejo nos países. A companhia informou que 45 por cento das lojas na região ficaram fechadas nos últimos 2 meses do período. O desempenho no digital, porém, cresceu 60 por cento no período e foi um importante contraponto no resultado da região.

Com base em moeda constante, os desempenhos regionais foram os seguintes: América do Norte, queda de 11 por cento; EMEA, queda de 9 por cento; China, crescimento de 42 por cento; APAC/LATAM (Ásia-Pacífico e América Latina), queda de 8 por cento. A linha “Converse” desempenhou bem e cresceu 8 por cento na comparação anual. Sem dúvidas, o destaque à parte ficou por conta da China, que acabou “salvando” o resultado com forte crescimento nas vendas.

Os esforços mais intensos na digitalização da companhia também estão começando a surtir efeito, com melhora na eficiência da operação (margem) e maior eficiência na gestão dos investimentos (retorno sobre o capital investido).

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Amazon Business.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.