Em 28 de maio, foi lançado o edital de um novo projeto de saneamento básico no Amapá. A concessão engloba o atendimento de 16 municípios, mais de 90 por cento da população do estado e deverá trazer investimentos da ordem de 3 bilhões de reais para o setor.
No leilão, a ser realizado em setembro, será vencedor o participante que ofertar maior desconto na tarifa, limitada a um determinado valor.
Esse termo tem como finalidade evitar lances demasiadamente arrojados que poderiam comprometer a viabilidade do projeto no longo prazo. Dessa forma, em caso de empate, a escolha será feita pela oferta de maior outorga, de valor mínimo de 50 milhões de reais.
A concessão terá prazo de 35 anos. A universalização dos serviços de água deverá, por exigência do contrato, ocorrer em até no máximo 11 anos.
Com o projeto, o atendimento à população deverá englobar mais de 90 por cento da população contra os atuais 38 por cento de habitantes atendidos.
E Eu Com Isso?
A notícia é positiva para o setor, uma vez que se projeta a entrada de forte investimento para o projeto de universalização dos serviços de água e esgoto.
Nesse contexto, os preços das ações das companhias Sabesp (SBSP3) poderão reagir positivamente à notícia no curto prazo, uma vez que se trata de uma possível candidata a participar da concessão.
As companhias Sanepar (SAPR4) e Copasa (CSMG3), no entanto, devem ser neutras à notícia, uma vez que operam concessões nos seus estados apenas.
Além das tradicionais companhias do segmento, a expectativa é que a concessão atraia grupos de diferentes setores – o que foi visto no leilão da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), no Rio de Janeiro.
Além disso, mais companhias podem se interessar pelo novo leilão, de porte médio, sendo um ativo de menor complexidade de operação em comparação à Cedae.
Grupos de diferentes setores, caso da Equatorial Energia (EQTL3), que atua no setor elétrico, já haviam manifestado interesse em ingressar no segmento de saneamento.
A Equatorial chegou a participar do leilão da Cedae, porém não se sagrando vencedora. Essa pode ser uma nova oportunidade para a companhia ingressar no setor, com sua ação (EQTL3) podendo reagir de forma levemente positiva diante às notícias.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
—