Na manhã desta segunda-feira (30), o Grupo Notredame Intermédica (GNDI3) divulgou em fato relevante as informações da oferta subsequente de ações (follow-on), em continuidade às informações divulgadas no dia 24 de novembro de que uma oferta estaria sendo planejada pela empresa.
A oferta será totalmente secundária, ou seja, representa uma venda de um acionista, sem a entrada de caixa para a empresa. O vendedor é o fundo Alkes II, braço de private equity do grupo Bain & Co., que ofertará 40 milhões de ações inicialmente, podendo adicionar 14 milhões de ações no lote adicional a depender da demanda.
Com o preço de fechamento das ações de sexta-feira (27) de 69,50 reais, a oferta poderá chegar a cerca de 3,75 bilhões de reais, incluindo o lote adicional e a venda representa pouco mais de um terço da participação detida pela gestora hoje.
O procedimento de bookbuilding (coleta de indicações de interesse de Investidores Profissionais) será realizada nesta segunda (30), com o preço da oferta sendo divulgado já no dia seguinte (01). Início das negociações em bolsa será na quinta-feira (03) com liquidação para sexta-feira (04).
A oferta possui lock-up de 90 dias, período no qual os acionistas controladores, diretoria e conselho não poderão realizar qualquer tipo de movimentação no mercado relacionado à compra/venda das ações detidas.
Impactos na prática
Uma oferta subsequente (follow-on) tipicamente pressiona para baixo a cotação das ações da empresa no curto prazo, pois os acionistas costumam vender uma parte das ações nas cotações atuais para comprar mais barato na data da liquidação, para não ter sua participação diluída na composição acionária. Porém isso só faz sentido em uma oferta subsequente primária, em que há novas emissões de ações pela companhia, aumentando a quantidade total de ações, causando o efeito de diluição para quem não acompanhar a oferta proporcionalmente à sua participação.
Em caso de oferta secundária a pressão negativa nas ações não faria sentido, uma vez que é apenas uma “troca de mãos”, similar ao que o BNDES vem realizando com as participações até então detidas em grandes companhias nacionais (Petrobras, Vale, Suzano). Além disso as ações GNDI3 foi uma das maiores quedas do Ibovespa na semana passada, com perda acumulada de 2,77 por cento, período em que foi comunicado somente a intenção do follow-on, sem maiores detalhes.
Acreditamos que a notícia de hoje terá pouco impacto no preço das ações (GNDI3) no curto prazo, podendo até recuperar parte das perdas da semana anterior.
Esta será a quarta oferta secundária do fundo Alkes II desde a abertura de capital da Notredame Intermédica (em 2018), com a empresa sendo um dos investimentos mais bem sucedidos do fundo. Temos uma visão positiva do setor de saúde e da Intermédica (GNDI3) que, juntamente com seu concorrente direto Hapvida (HAPV3), vem consolidando o mercado de planos de saúde, ainda muito pulverizado, com seu modelo de atuação verticalizada (plano de saúde, hospitais, clínicas e laboratórios todos dentro de casa).
—— ——
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!
—— ——
Leia mais sobre a empresa: Intermédica faz aquisição.