Levante Ideias - Notredame

Intermédica faz aquisição

A Intermédica (GNDI3) anunciou nesta quinta-feira (1) que uma das suas subsidiárias (Clinipam) fez uma aquisição na região sul do Brasil por 70 milhões de reais.

Trata-se da Lifeday, que conta com uma carteira de 57 mil beneficiários entre o estado de Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. Até o final do 2T20, o seu faturamento era de 95 milhões de reais e com sinistralidade de 82,5 por cento.

De acordo com comunicado oficial, a Notre Dame Intermédica “demonstra a intenção em manter sua estratégia de crescimento na região Sul do Brasil, reforçando seu compromisso com a criação de valor para seus acionistas, clientes e sociedade.”

Como de praxe neste tipo de negócio, a transação depende ainda da aprovação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Esta aquisição pode ser considerada pequena para a Notre Dame Intermedica visto que o valor pago pela Lifeday representa menos de 0,2 por cento do seu valor de mercado. Contudo, as aquisições são peça chave no caso de investimentos da companhia e acreditamos que o mercado verá com bons olhos esta aquisição.

A estratégia de penetrar a região sul nos parece interessante dada a i) pulverização do mercado e ii) alta renda per capita dos estados do sul.

Lembramos que a Clinipam foi uma grande aquisição realizada pela Notre Dame Intermedica no final de 2019. A sua atuação é muito forte na região de Curitiba e interior de Santa Catarina e, a partir de agora, chega para atuar no Rio Grande do Sul e em outras regiões de SC.

O múltiplo EV/Vida embutido na negociação da Lifeday de 1.228 reais também foi bastante interessante e em linha com as aquisições recentes na categoria das companhias “menores” (com Ev até 100 milhões de reais).

A sinistralidade da Lifeday é bem acima da orgânica da Notre Dame, que gira na casa dos 66 por cento. Contudo, ao realizar uma aquisição como esta, espera-se que as sinergias propostas resultem em ganhos de escala e margem no médio prazo.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Câmara dos deputados em perspectiva
E eu com isso

Amadurecimento da reforma

Tema do nosso comentário de segunda-feira (20), a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 32/2020 – que trata da reforma das carreiras do serviço público

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.