A Netflix (NFLX) apresentou, nesta terça-feira (20), após o fechamento do mercado, o seu resultado referente ao segundo trimestre de 2021. Os números apresentados vieram mistos, com adições líquidas apenas em linha com o esperado e lucro líquido abaixo das expectativas.
As adições líquidas, indicador operacional de quantos novos assinantes a companhia captou no período, foi 1,54 milhões, alcançando a marca de 209,18 milhões de assinantes – 9% a mais que 12 meses atrás.
O guidance oficial era de 1 apenas milhão de adições e, para o próximo trimestre, a companhia espera captar 3,5 milhões de novos assinantes.
A receita líquida por sua vez totalizou US$ 7,34 bilhões, um pouco do guidance oficial.
A margem operacional, por sua vez, foi de 25,2%, 0,3 ponto percentual abaixo da projeção oficial, que era de 25,5%.
Por fim, o lucro por ação foi de US$ 2,97, abaixo das expectativas e ao guidance, que era de US$ 3,16. Assim como no 1T21, a companhia recomprou aproximadamente 1 milhão de ações, desembolsando aproximadamente US$ 500 milhões.
E Eu Com Isso?
O resultado da Netflix foi misto. Apesar de superar o guidance de novos assinantes neste trimestre, a projeção para o 3T21 foi menos animadora que o esperado.
O segundo semestre é sazonalmente mais forte para a companhia e, combinado ao forte pipeline de conteúdo a ser lançado nos próximos meses, o 2S21 é fundamental para recolocar a Netflix na rota de crescimento elevado. Esperamos impacto negativo no preço das ações NFLX no curto prazo.
Assim como no 1T21, vemos a receita média mensal por usuário (RMMU) como o destaque positivo do resultado, crescendo 8% ano contra ano.
O aumento desta métrica ajuda a atenuar a captação mais baixa e superar as expectativas de receita líquida. O comentário da gestão de que as métricas de engajamento seguem superiores aos níveis pré-pandemia também são animadores, visto que sinaliza um valor maior no ciclo de vida do cliente junto a empresa (Life Time Value).
Além de um guidance de adições para o 3T21 mediano, enxergamos a margem como outro ponto negativo.
Os gastos gerais e administrativos (SG&A) como percentual da receita aumentaram de 4,1% para 4,6% trimestre contra trimestre; enquanto os gastos com vendas e marketing passaram de 7,2% para 8,2%.
Adições por região: nos Estados Unidos e Canadá (UCAN), houve queda líquida de 0,4 milhão no número de assinantes. Na América Latina (LATAM) e Ásia-Pacífico, as adições vieram fortes: 0,76 milhão e 1,02 milhão. Na Europa, África e Oriente Médio os números vieram mais comedidos: 0,19 milhão.
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