liberdade econômica

Medida Provisória da Liberdade Econômica

Medida Provisória da Liberdade Econômica 

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta terça-feira (13), o texto-base da MP da Liberdade Econômica. Dos 422 presentes, foram 345 votos favoráveis, 76 contra e 1 abstenção. A margem de aprovação foi ampla, já que MPs requerem somente maioria simples para aprovação (metade mais 1 dos presentes no plenário). Os votos contrários foram de partidos de esquerda, que orientaram o voto para o não: PSB, PSOL, PT e PCdoB.

O texto aprovado é uma emenda aglutinativa (emenda que funde o projeto com outras emendas) negociada pelo relator, deputado Jerônimo Goergen (PP-RS). A intenção da emenda foi retirar pontos que haviam sido aprovados na comissão mista, mas que poderiam ser considerados inconstitucionais. Portanto, o texto original não foi mantido, mas o resultado foi considerado melhor pelo governo. Agora, a MP segue para o Senado, que tem até o dia 28 desse mês para transformá-la em lei.

E Eu Com Isso?

A MP da Liberdade Econômica estabelece garantias para a atividade econômica de livre mercado, impõe restrições ao poder regulatório do Estado, cria direitos de liberdade econômica e regula a atuação do Fisco federal. As mudanças efetuadas afastam a possibilidade de judicialização da matéria. Assim, tornam a MP mais segura juridicamente. No entanto, apesar de positiva, a lei me parece mais focada em princípios do que em mudanças efetivas no âmbito microeconômico. Vale esperar o impacto prático na sociedade.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.