Em 31 de maio, a Aegea comunicou, através de Fato Relevante, que os Grupo Equipav, GIC (Fundo Soberano de Singapura) e a Itaúsa realizarão um novo aumento de capital na companhia, no total de 3,21 bilhões de reais. O investimento será através da emissão de ações preferenciais classe D, caracterizados por não terem direito a voto, podendo ser conversíveis, em determinadas hipóteses, em ações ordinárias.
A GIC terá 65,12 por cento das ações subscritas e integralizadas (equivalente a 2,1 bilhões de reais), a Itaúsa, 34,57 por cento (1,1 bilhão de reais) e o Grupo Equipav, 0,31 por cento (10 milhões de reais). Após a conclusão do novo aumento de capital, a participação dos acionistas na Aegea será de 34,44 por cento (GIC), 12,95 por cento (Itaúsa) e 52,61 por cento (Grupo Equipav), respectivamente.
O investimento será direcionado para os blocos 1 e 4 da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae), a qual foi arrematada em leilão no final de abril.
E Eu Com Isso?
A realização de um aporte pela Aegea garantirá à Cedae os recursos necessários para execução dos investimentos suspensos nos últimos anos em decorrência da fragilidade financeira e da gestão operacional deficiente implementada pelo antigo controlador.
Nesse contexto, a Itaúsa também se vê beneficiada pela perspectiva de melhora no projeto de sua controlada. Assim, a expectativa é de um impacto positivo nos preços das ações de Itaúsa (ITSA4) para o curto prazo.
Além disso, esperamos que também ocorra uma valorização das ações ao decorrer do tempo, à medida que a empresa entregue resultados cada vez mais fortes conforme o turnaround operacional a ser implementado pela Aegea avance.
Para financiar o investimento, o Conselho de Administração da Itaúsa aprovou a emissão de debêntures simples, no total de 2,5 bilhões de reais, não conversíveis em ações. Segundo a ata da reunião do conselho, esta emissão será dividida em duas séries, de 1,2 bilhão cada, com a primeira série tendo prazo de validade de seis anos e a segunda de dez anos.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
—