As novas emissões de cartões do Itaú (ITUB4) estão disparando após o banco realizar uma reestruturação completa em seu portfólio e efetuar uma mudança relevante em sua política de aprovação de crédito.
Apesar de ser líder no mercado de cartões, com um market share de mais de 30%, o Itaú realizou uma reestruturação completa em toda sua linha de cartões, desde o Itaú Agência até o Personnalité.
Com isso, atualizou suas ofertas para atender melhor cada segmento e ficar mais em dia com as ofertas dos novos entrantes, principal ameaça para a liderança do banco.
Foi lançado ainda, um cartão em parceria com a Samsung, que dá descontos nos produtos, além de permitir o parcelamento de smartphones da marca em até 24 vezes. Projeto semelhante à parceria que o banco já possui com o Magazine Luiza.
Além disso, o setor de análise e aprovação de crédito do banco conta agora com machine learning para obter mais informações, como a renda do cliente, auxiliando na análise de risco.
Com a mudança, já foi percebido um aumento de cerca de 40% na aprovação de crédito.
Junto com esta notícia, também tivemos a aprovação no senado de uma medida provisória que aumenta a alíquota de CSLL para bancos de 20% para 25%, sob o argumento de que essas foram menos afetadas pela pandemia e por isso poderiam contribuir mais para a sociedade.
Vale ressaltar que a medida terá ainda que voltar para a câmara dos deputados devido a outros ajustes.
E Eu Com Isso?
A notícia é positiva para o Itaú (ITUB4), pois sinaliza que o banco está se adaptando para se manter líder no setor, com a entrada crescente de concorrentes como fintechs, empresas de outros setores, como varejo, e outros bancos, como XP e BTG entrando com força no mercado de cartões.
Esperamos impactos positivos nas ações da companhia (ITUB4), porém em um horizonte de tempo mais longo, conforme sua base de clientes for migrando para novas ofertas e a volta da atividade econômica ajude a intensificar a demanda por cartões.
Do ponto de vista da medida provisória aprovada, esperamos que haja certo “ruído” no mercado, porém do ponto de vista dos fundamentos, a mudança pontual na alíquota não deve causar grandes impactos no valor justo da companhia.
Tanto em 2020 como no 1T21, as receitas provenientes da emissão de cartões representaram cerca de 24% da receita total de serviços do banco, se mostrando extremamente relevantes para a companhia.
Também enxergamos a parte de cartões como um dos pontos em que o cliente mais tem contato com o banco, evidenciando também um movimento estratégico do ponto de vista do relacionamento com clientes, ponto que vem sendo muito atacado por bancos digitais e fintechs.
Para o Itaú, enxergamos como principais catalisadores: (i) o fim da cisão com a XP (XP:NASDAQ), com distribuição da participação para os acionistas e (ii) aceleração da vacinação e consequente volta da atividade econômica.
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