Banco Itaú (ITUB4) - Levante Investimentos

Resultado do Itaú Unibanco (ITUB4) do 1T21

O Itaú Unibanco (ITUB4) divulgou o resultado do primeiro trimestre de 2021 nesta segunda-feira (3), após o fechamento do mercado. O resultado foi bom, acima do esperado pelo mercado, com destaque para o crescimento do lucro e da rentabilidade (ROE) de 18,5 por cento.

O lucro líquido ajustado da companhia atingiu 6,39 bilhões de reais, aumento de 18,7 por cento em relação ao último trimestre e 63,5 por cento maior que o resultado apresentado no primeiro trimestre de 2020.

O retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) foi de 18,5 por cento no trimestre, uma melhoria em relação ao 4T20 (16,1 por cento). O indicador caiu muito no 1T20, atingindo 12,8 por cento e mostrou uma evolução gradual em todos os trimestres subsequentes, mas ainda muito abaixo do ROE visto em 4T19 de 23,7 por cento, pré-pandemia.

A provisão para devedores duvidosos, conhecida como PDD, também teve melhora sequencial, com queda de 21,4 por cento em relação a 4T20 e uma melhora de 57,3 por cento em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. A redução nas provisões indica um cenário macroeconômico melhor, especialmente em relação ao final do 1T20, quando os efeitos da Covid-19 ainda eram muito incertos.

A carteira de crédito teve um aumento de 4,2 por cento em relação ao trimestre anterior e atingiu 906,4 bilhões de reais, um crescimento de 15,0 por cento em comparação com o 1T20. A inadimplência acima de 90 dias se manteve estável em 2,3 por cento, apesar dessa estabilidade ser positiva, é importante notar que o prazo de diversos empréstimos foi prorrogado, desta forma é possível vermos uma deterioração deste número no segundo semestre.

A margem financeira, diferença entre os juros que são cobrados nos empréstimos realizados pelo banco e os juros pagos pelo banco em suas captações, do banco cresceu 1,0 por cento em relação ao quarto trimestre de 2020 e 4,7 por cento em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, alcançando 18,6 bilhões de reais, o número foi positivamente impactado pelo aumento no volume de crédito.

E Eu Com Isso?

Acreditamos que o resultado terá impacto positivo no preço das ações do Itaú (ITUB4) no curto prazo, o banco vem mostrando uma melhora consistente na lucratividade pós o baque do 1T20 quando a crise relacionada à pandemia havia acabado de chegar. Além disso, enxergamos impactos positivos também nas ações do Bradesco (BBDC4), uma vez que o Itaú é o segundo banco, após o Santander (SANB11) a superar as expectativas do mercado, evidenciando uma melhora estrutural no setor.

Um dos pontos a se destacar do resultado foi a capacidade de controle de custos da companhia, com uma queda nas despesas operacionais de quase 1 bilhão de reais, uma queda de 6,6 por cento em relação ao último trimestre, apesar de um crescimento de 3,2 por cento em relação ao 1T20.

Este foi o primeiro resultado do banco sob o comando do novo CEO, Milton Maluhy, dando continuidade ao processo de transformação digital do banco.

O banco destacou que no mês de março, cerca de 52 por cento das contas abertas foram via meios digitais, um crescimento de 64 por cento em relação a março do ano passado. O maior uso dos canais digitais também está acompanhado uma melhor satisfação por parte dos clientes, medida através do NPS, o aplicativo do banco teve crescimento anual de 2 pontos, atingindo uma pontuação de 78 também em março.

A competição no setor vem sendo debatida há bastante tempo e sendo incentivada pelos órgãos reguladores, principalmente com a entrada das fintechs e bancos digitais. Enquanto outros players, como o Bradesco (BBDC4), tentam criar um banco digital separadamente, o Itaú investe em se tornar mais ágil e operar de maneira mais parecida com as fintechs.

Entre os principais catalisadores para as ações do Itaú (ITUB4) estão: i) retomada mais acelerada da economia brasileira com a vacinação e; ii) conclusão do processo de cisão com a XP, atualmente sendo aprovada por reguladores, e consequente reprecificação da ação considerando somente os fundamentos do banco.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a empresa: Itaúsa (ITSA4): Resultado do 4T20.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Federal Reserve
E eu com isso

O Fed e a China

A terça-feira (27) começa com os mercados sob forte expectativa do que vai ocorrer nas principais economias. Há pontos que demandam atenção nos Estados Unidos,

Read More »
Levante Ideias - Dinheiro
E eu com isso

Veto ao fundão

O presidente Bolsonaro confirmou, nesta segunda-feira (26), que deve vetar o montante de R$ 5,7 bilhões destinados ao Fundo Especial de Financiamento de Campanhas (mais

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel