Levante Ideias - Hering HTGX3

Hering (HGTX3): Resultados do 4T20 e de 2020

A Cia. Hering apresentou seus resultados do 4T20 e do ano consolidado de 2020 na noite desta quarta-feira (03), após o fechamento de mercado. O resultado do trimestre veio fraco e não foi suficiente para reverter os impactos negativos da pandemia no resultado de 2020. Porém no último trimestre houve uma recuperação puxada pelo desempenho do e-commerce e maior integração multicanal.

O tráfego nas lojas ficou 36 por cento menor no trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior, muito afetado pela pandemia, com desempenho fraco das vendas mesmas lojas: crescimento de apenas 1 por cento.

A empresa segue em processo de modernização e melhoria de suas operações de maneira gradual, com destaque para a estratégia digital, representando 14,3 por cento das vendas totais no 4T20, um crescimento de 236 por cento em relação ao 4T19. No ano, o canal digital representou 14,5 por cento das vendas, alcançando 181 milhões de reais de receita.

No último trimestre do ano, a Hering foi capaz de gerar uma receita líquida em linha com o 4T19, mesmo com diversas medidas de restrição no país, alcançando 424,8 milhões de reais. No ano a receita líquida apresentou queda de 30,7 por cento, puxada pelos resultados ruins do segundo e terceiro trimestres devido às dificuldades enfrentadas pela pandemia, alcançando 1,07 bilhão de reais.

Na linha de Ebitda recorrente (métrica para a geração de caixa operacional), no 4T20 a Hering obteve resultados em linha com o 4T19, alcançando 74,6 milhões de reais, com margem de 17,6 por cento. No ano, o Ebitda recorrente apresentou queda de 69 por cento, fechando em 77,4 milhões de reais.

Já o lucro líquido apresentou queda de 12 por cento no 4T20 na comparação anual, puxado pelo resultado financeiro menor pela queda na taxa de juros básica (Selic) e maior endividamento no período. No ano, o lucro líquido atingiu 343 milhões de reais, um crescimento de 59,7 por cento, inflado por créditos tributários operacionais, correções monetárias de ICMS e da base de PIS/Cofins no valor aproximado de 449 milhões de reais.

E Eu Com Isso?

O ano de 2020 certamente não foi nada favorável para as varejistas de moda e para a Hering não foi diferente. Queda de receita e aumento de despesas gerais devido a efeitos da pandemia limaram os resultados da companhia.

Esperamos um impacto negativo para as ações da companhia, que já acumulam queda de 32,9 por cento em 12 meses, comparado à alta de 3,7 por cento no Ibovespa. Os resultados vieram interessantes no 4T20, porém não há perspectivas de melhora significativa para a empresa e para o setor de varejo de moda no curto prazo, com possibilidade de um novo “lockdown” devido à pandemia.

Pelo lado positivo, a aceleração de investimentos em logística, digitalização e integração das operações permitiu um forte crescimento do e-commerce como vertente para contornar as dificuldades nas vendas presenciais. Hoje a empresa opera com 100 por cento de sua rede de lojas integrados ao e-commerce, a omnicanalidade (retirada, entregas da loja a partir da loja), além do lançamento do app com mais de 38 mil downloads em 30 dias.

Os indicadores parecem promissores, com os clientes via omnicanalidade tendo 2,4 vezes maior frequência de compras do que em canais tradicionais e ticket médio de 2,6 vezes maior. Além disso, a empresa reduziu seu tempo de entrega para 2,4 dias e a continuidade da abertura de lojas e expansão geográfica foi possível devido à integração do digital com o físico de maneira bem-sucedida.

Nas lojas físicas próprias também houve evolução nos indicadores de eficiência de operação no 4T20, com 12 por cento de crescimento de ticket médio, e maior taxa de conversão em 5,1 pontos percentuais (calculado pela quantidade de clientes que compram na loja dividido pelo total transitado nas lojas), apesar da queda de 36 por cento no fluxo de clientes e 11,6 por cento na receita total (115,6 milhões de reais).

Ponto de observação é a continuidade do crescimento forte do e-commerce e o retorno das vendas via canais físicos, além da possível melhora de margem com o ganho de escala da estratégia omnichannel.

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Leia mais sobre a empresa: Hering (HGTX3): Piora operacional no 4T19.

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