Levante Ideias - Cosan

Fusão da Cosan (CSAN3) e Biosev (BSEV3)

Na noite desta quinta-feira (28), após o fechamento de mercado, as empresas Raízen Energia (subsidiária da Cosan – CSAN3) e Biosev (BSEV3) divulgaram em fato relevante que submeteram ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) uma proposta de potencial fusão entre as duas companhias, as duas maiores do setor sucroalcooleiro no Brasil.

O envio da proposta tem como objetivo minimizar o tempo para a aprovação da proposta pelo órgão regulador. Embora a transação ainda não esteja fechada, ambas as empresas vêm avançando nas negociações, alvo de especulação há mais de um ano pelo mercado, sendo revelada oficialmente pelas empresas em setembro de 2020.

A fusão deve ocorrer via troca de ações entre as duas companhias, porém depende da renegociação do montante alto de dívida da Biosev (BSEV3) com seus credores, que nas condições atuais a Raízen não tem intenção de incorporar, além da não inclusão do Terminal Exportador de Açúcar do Guarujá (TEAG) detida pela Biosev, por já possuir a malha logística da Rumo (RAIL3), também controlada pela Cosan (CSAN3).

Recentemente os Conselhos de Administração de ambas as empresas autorizaram o avanço nas negociações, ainda sem nenhuma proposta oficial e vinculante. A conclusão da fusão criaria a maior produtora de açúcar e etanol do Brasil, com 13 por cento de participação no mercado e mais de 37 bilhões de reais em receita anual.

E Eu Com Isso?

O anúncio da transação e sua possível conclusão são bastante positivos para a Biosev (BSEV3), controlada pela Louis Dreyfus Company, uma das quatro grandes tradings mundiais de commodities – o chamado ABCD, que inclui também a Archer, a Bunge e a Cargill. A companhia resultante da eventual fusão ganha um poder de barganha maior na negociação de suas dívidas com credores, além do ganho potencial em seu valor de mercado, fortemente depreciada pelo alto endividamento. O valor de mercado da Biosev dobrou, comparado com o período da safra anterior.

Para a Cosan (CSAN3) o ganho da transação se dará em um período maior de tempo, em nossa visão, para incorporar os ativos dentro de sua operação e no balanço da Raízen. Mas a captura de sinergias pode ser grande, com as usinas e canaviais de ambas as empresas concentradas na região Sudeste, predominantemente no estado de SP, com a possibilidade de redução no tamanho da estrutura de processamento sem comprometer a produtividade, além do ganho de escala com o uso de uma malha logística em comum.

A combinação de negócios criaria um colosso de 35 usinas sucroalcooleiras (26 da Raízen e nove da Biosev), o que tende a ser positivo para a companhia, dado que o setor depende de escala para se manter rentável, frente à alta volatilidade dos preços de açúcar e etanol no mercado mundial, balizado fortemente pelos preços do petróleo.

A Raízen e a Biosev são as maiores, porém não as mais eficientes em termos de margem no país, um problema que pode ser solucionado com a combinação dos ativos. A Raízen poderia aumentar a escala de cogeração de energia via bagaço de cana e derivados do processamento de cana, além da menor dependência de aquisição de cana de terceiros para completar a capacidade de processamento das usinas, em uma redução de custos dupla.

Além disso o mercado sucroalcooleiro vive um momento de alta de preços, com a recuperação da economia mundial, volta e estabilização dos preços do petróleo, o que permite que a Raízen aumente a produção e venda de ambos os produtos (açúcar e etanol), sem afetar o equilíbrio de oferta e demanda, mantendo os preços em trajetória positiva, favorável às margens.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre a Cosan: Cosan e Caixa Seguridade preparam operações.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Como Montar uma Carteira de Criptomoedas | Crypto 101

Com o avanço do universo cripto, saber como montar uma Carteira de Criptomoedas se torna cada vez mais importante.
Afinal, não é só escolher qualquer moeda digital e investir, certo?
Por isso, no Crypto 101 desta semana, vamos passar pelos tópicos mais importantes sobre o assunto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.