Segundo um levantamento da Santos Port Authority (SPA), órgão vinculado ao Ministério da Infraestrutura e administrador do Porto de Santos, o plano de expansão do porto estipula um total de 9,7 bilhões de reais em investimentos nos próximos dez anos, dos quais cerca de 7,2 bilhões de reais serão utilizados para a implementação de novos projetos.
O plano ainda aguarda a aprovação do governo federal, mas os termos propostos não agradaram algumas organizações sindicais e a operadora Marimex, que afirma que não irá renovar o seu contrato se este documento for aprovado.
Já os trabalhadores criticam a pouca transparência na elaboração do documento oficial, bem como a redução no número de postos de trabalho. Contudo, a responsável pela gestão do porto tem esclarecido que espera um aumento nas vagas diretas de 15 por cento e que mais de 58 mil vagas sejam ofertadas para a conclusão das obras. Além disso, a ampliação no número de vagas bem abaixo da expectativa do aumento da capacidade de movimentação do porto (49 por cento) é devido à maior automatização dos processos associados.
A notícia é positiva para a economia brasileira como um todo, pois os investimentos em infraestrutura de portos podem elevar a produtividade com ampliação da capacidade das operações portuárias de forma mais eficiente e em maior escala.
Para a única empresa do setor listada na bolsa – a Santos Brasil -, a notícia é boa e representa grandes oportunidades futuras para aumentar o seu volume de movimentação de contêineres bem como outros serviços prestados. Com isso, esperamos impacto positivo no preço das ações (STBP3) no curto prazo.
A companhia é a segunda maior operadora do porto de Santos, com pouco menos de 40 por cento de Market share, atrás apenas da Brasil Terminals (BTP) que movimenta pouco mais de 40 por cento do total de contêineres.
No ano as ações da Santos Brasil (STBP3) recuam 28 por cento, desempenho inferior ao do Ibovespa que apresenta queda de 16,3 por cento. Porém, as ações da Santos Brasil apresentam forte alta de 39,5 por cento em junho, comparado à subida de 10,7 por cento do Ibovespa no período.
Os principais catalisadores das ações da Santos Brasil são: aumento do volume de importações, melhora de preços e aumento da margem Ebitda consolidado.