A Cosan (CSAN3) anunciou, nesta segunda-feira (23), através de Fato Relevante, que fechou uma proposta vinculante para a compra de 100% das operações do TUP Porto São Luís, empresa detentora de um terminal de uso privado localizado em São Luís, no Maranhão, em operação que envolve R$ 720 milhões.
O acordo foi firmado entre a controlada da Cosan, Atlântico Participações, a China Communications Construction Company (CCCC), controladora do terminal e os acionistas minoritários da TUP Porto São Luís.
Inicialmente, a Cosan comprará os 49% pertencentes à WPR, empresa de infraestrutura do grupo WTorre, e posteriormente fará uma oferta pelos 51% remanescentes que pertencem ao grupo chinês CCCC.
Ademais, o grupo Cosan anunciou a entrada no setor de mineração, através da Atlântico Participações, que firmou um memorando de entendimentos vinculante para formar sociedade com o Grupo Paulo Brito, fundador e controlador da Aura Minerals, para a formação de uma joint venture para exploração de minério de ferro que será escoado pelo porto.
O acordo prevê que a controlada da Cosan, a Atlântico, deterá 37% do capital total e controle compartilhado da nova companhia combinada.
Ou seja, 50% das ações ordinárias, após o aporte do Porto e de caixa, a depender de chamadas de capital pela administração da companhia, a JV Mineração e a Operação Porto São Luís, em conjunto.
E Eu Com Isso?
Esperamos impacto positivo nas ações da Cosan (CSAN3), que com as operações, ingressa agora com um parceiro estratégico em um novo ramo de negócios, aliado à sua expertise logística portuária e de gestão.
A Holding criou um fundo de investimento para fins de exploração de novos ativos para integrar o grupo, com recursos próprios e eventualmente com recurso de terceiros, e esse será o primeiro investimento realizado pelo fundo.
Maiores detalhes serão comunicados ao mercado em teleconferência extraordinária na manhã desta terça.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
—