shutterstock_1924311887 (1)

Cosan: Compass recebe aporte da Atmos

A Compass, subsidiária da holding Cosan (CSAN3), recebeu um investimento de 810 milhões de reais da Atmos Capital, uma das maiores gestoras de fundos de ações do mercado, por quase 5 por cento do capital da companhia.

A Compass é uma das maiores companhias atuantes no setor de gás natural, englobando operações de infraestrutura, distribuição e trading de energia em seu guarda-chuva. A companhia pretendia realizar seu IPO no segundo semestre de 2020, porém por ambiente desfavorável de negociação, cancelou a oferta.

O aporte avalia a Compass em cerca de 16,5 bilhões de reais em valor de mercado, próximo da avaliação no mínimo da faixa indicativa de preço em seu prospecto de oferta pública.

Atualmente a Compass está negociando a compra de 51 por cento da Gaspetro, que controla diversas distribuidoras de gás natural no país e a entrada de caixa deve reforçar seu poder de negociação, além de representar um passo importante para a abertura de capital, ancorando indiretamente o valor de mercado da Compass no caso de uma nova tentativa de IPO.

E Eu Com Isso?

Com essa avaliação implícita da companhia, a Compass representaria cerca de 40 por cento do valor de mercado total da Cosan (CSAN3), o que pode gerar uma reação positiva para as ações da companhia no curto prazo.

A Atmos possui uma qualidade de investidores que permite um investimento deste porte (cerca de 4 por cento do patrimônio total), sem a preocupação com a liquidez no investimento e, inclusive, está realizando um co-investimento com alguns clientes da gestora.

A Compass mira o crescimento do mercado de gás natural, com produção cada vez maior por parte das petroleiras e empresas do setor de energia atuantes no país. A negociação com a Gaspetro seria um importante marco para a empresa, dado que as controladas da Gaspetro nunca tiveram capacidade de investimento na modernização e expansão da malha de gasodutos nos territórios atuantes.

O alvo da Compass é justamente implementar e replicar o modelo de excelência operacional da Comgás, atuante em São Paulo, em outras geografias e aproveitar do excesso de oferta de gás natural (hoje reinjetado no solo em larga escala por falta de demanda e estrutura de distribuição).

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Resultado da Cosan (CSAN3) do 1T21.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Política sem Aspas, por Felipe Berenguer
Política Sem Aspas

Qual Terceira Via? | Política sem Aspas

Expressão largamente utilizada nos noticiários e na política brasileira, especialmente nesta última década, a “Terceira Via” foi consagrada a partir de teoria elaborada por um

Read More »
Levante Ideias - Câmara dos Deputados
E eu com isso

Rumo ao plenário

Na esteira do que antecipamos nesta quinta-feira (23), a comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 32/2020, que

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.