Aeroporto UK restrições

Correção de preços

A semana que prometia ser calma, com os pregões desacelerando devido à aproximação dos feriados de fim de ano, começou agitada. Um movimento generalizado de queda derrubou as cotações das ações na Europa. Nem mesmo a muito protelada aprovação, pelo Congresso dos Estados Unidos, de um pacote de ajuda de 900 bilhões de dólares à economia americana, serviu para animar os investidores. O que derrubou as cotações foram novas, mais duras e de certa forma inesperadas medidas de isolamento social adotadas pelo governo britânico, para conter a propagação de uma variante do coronavírus mais contagiosa que a que vem se espalhando desde a virada do ano.

As medidas limitaram as viagens para e a partir do Reino Unido endureceram as medidas de isolamento social e frustraram o Natal de boa parte dos europeus. Como resultado, é claro, as ações desabaram. No início da manhã, o índice FTSE da Bolsa de Londres estava em queda de 2,2 por cento e o índice da Dax, da bolsa de Frankfurt, caía 2,8 por cento.

Fim dos tempos? Longe disso. Colocando as notícias em perspectiva, é possível observar que a queda abrupta desta segunda-feira não anulou os ganhos da alta acumulada das últimas semanas. Ao contrário, o movimento inicial indica que a queda é uma correção saudável após as fortes altas de novembro e dezembro.

Apesar do susto com uma possível volta das medidas de isolamento em um patamar severo, o processo de imunização prossegue. Na sexta-feira (18), a Food and Drug Administration (FDA) americana aprovou a vacina produzida pelo laboratório Moderna. Além disso, países bastante afetados pela pandemia, como Espanha e Israel, devem iniciar a vacinação em massa ainda neste ano. Ou seja, o processo de defesa social não foi interrompido.

O temor de uma “nova Covid” empanou o impacto positivo das medidas aprovadas pelo Congresso americano na noite do domingo (20). Os senadores aprovaram uma extensão do prazo para votar o orçamento, evitando assim uma interrupção das atividades governamentais (“government shutdown”). Além disso, foram estabelecidos pagamentos diretos mensais de 600 dólares para praticamente todos os cidadãos dos Estados Unidos e uma complementação de 300 dólares por semana ao auxílio desemprego. Também foram aprovados auxílios para empresas dos setores mais atingidos pelas medidas restritivas, para escolas, profissionais de saúde e inquilinos ameaçados de despejo.

Relatório Focus

Em sua penúltima edição deste ano, o relatório Focus, do Banco Central (BC), mostra mais uma elevação nas estimativas para a inflação. O IPCA previsto para o ano avançou para 4,39 por cento, ante os 4,35 por cento da edição anterior e dos 3,45 por cento registrados há quatro semanas. O prognóstico para o Produto Interno Bruto (PIB) manteve-se praticamente estável, com a projeção de retração de 4,40 por cento, ante os 4,41 por cento de encolhimento da semana anterior. E o dólar previsto para dezembro voltou a recuar, caindo para 5,15 reais, ante os 5,20 reais da semana passada e dos 5,38 reais de há quatro semanas.

Indicadores

A expectativa mediana de inflação dos consumidores brasileiros para os próximos 12 meses subiu 0,4 ponto percentual em dezembro, para 5,2 por cento. Foi o maior aumento desde o 0,9 ponto registrado em dezembro de 2015. Em relação a dezembro de 2019, a mediana também subiu 0,4 ponto. Em dezembro, 41,4 por cento dos consumidores projetaram valores abaixo da meta de inflação para 2020 (4,0 por cento), a menor parcela nos últimos seis meses. Por outro lado, a proporção de consumidores projetando acima do limite superior da meta de inflação para 2020 (5,5 por cento) aumentou 2,2 pontos percentuais, de 33,8 por cento para 36,0 por cento, a maior parcela dos últimos seis meses.

E Eu Com Isso?

A queda era esperada para esta segunda-feira, mas é antes um movimento de correção após as fortes altas das últimas semanas do que uma reversão das tendências do mercado. Assim, o cenário negativo deverá ser de curta duração.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Lançamento da plataforma Levante Advice, por Grupo Levante.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Política sem Aspas, por Felipe Berenguer
Política Sem Aspas

Centro órfão | Política sem Aspas

A depender da abordagem utilizada, o universo da ciência política costuma dialogar fortemente com a ciência econômica, e vice-versa. Temas como análise de instituições e

Read More »
Levante Ideias - Eletrobras
E eu com isso

Medida Provisória aprovada

Foi com um placar apertadíssimo, mas a Medida Provisória 1.031/21, que trata da desestatização da Eletrobras, foi aprovada no Senado Federal. Teve atraso na entrega

Read More »
Levante Ideias - Commodities
E eu com isso

Commodities em alta

A semana se encerra com os investidores refazendo as contas sobre o comportamento dos preços dos ativos físicos, especialmente as commodities. O que está em

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel