Levante Ideias - Fogos de Artifícios

Como será o Réveillon?

Começou o segundo semestre, a metade do ano em que as coisas de fato acontecem. É nesse período que se define o ritmo da economia e que se confirmam (ou não) as expectativas para o ano.

Por isso, vale perguntar: qual será o tamanho da comemoração no Réveillon de 2022?

A recuperação da atividade econômica que parece ter começado no segundo trimestre deste ano vai ganhar tração e o mercado brasileiro terá um desempenho em linha com os dos países ricos ou, mais uma vez, as expectativas serão frustradas?

Fazer previsões sempre é arriscado.

Por isso, vamos apoiar qualquer prognóstico nos indicadores que já existem e nas estimativas para a economia internacional.

Em qualquer caso há oportunidades e riscos.

Nos países desenvolvidos, a grande questão é como as economias vão se comportar na hora em que houver um retorno efetivo à normalidade.

Quando as medidas de isolamento social tiverem sido totalmente encerradas e as autoridades econômicas desligarem de vez os motores do incentivo econômico.

Nos tempos anteriores à pandemia, a situação dos países ricos – especialmente na Europa – não era das melhores.

O crescimento econômico vinha sendo baixo e com tendência à estagnação.

Nada garante que isso tenha mudado se as economias passarem a operar sem restrições nem estímulos.

A pandemia provocou mudanças estruturais nas relações de produção. Muitas pessoas podem retornar ao trabalho para descobrir que sua função simplesmente desapareceu.

No caso específico dos Estados Unidos, o partido Democrata, que voltou ao poder com Joseph Biden, vai enfrentar eleições legislativas duras em 2022.

Para ganhar popularidade, ao menor sinal de desaceleração econômica, o partido do governo deverá pressionar para manter o pé no acelerador dos estímulos, ainda que com risco de inflação.

Sob qualquer cenário, a liquidez seguirá elevada.

Se houver mudanças, será na intensidade dessa elevação – a famosa segunda derivada. E dinheiro em abundância circulando no sistema seguirá exercendo sua influência sobre os preços dos ativos.

Vamos analisar apenas o índice americano S&P 500.

Na quarta-feira (30), ele encerrou a 4.297 pontos, novo recorde histórico, com uma alta acumulada de 14,4% no primeiro semestre.

Para comparar, o Ibovespa avançou 6,5% nesse período, e encerrou o semestre a 126,8 mil pontos, bem abaixo do fechamento recorde, que foi de 130,7 mil pontos.

Apenas comparando esses dois indicadores, é possível dizer que o Ibovespa está “atrasado” (e as aspas aqui são propositais) em relação ao indicador americano.

O que concluir de tudo isso?

É importante controlar as expectativas. O cenário pós-Covid 19 pode ser comparado a uma festa, em que a economia se normaliza e há abundância de dinheiro para financiar consumo e investimentos.

Porém, deve haver poucos milagres à frente, ainda mais no Brasil, onde os problemas foram adiados, e não endereçados.

Se não ocorrer nenhuma grande derrapada, é razoável supor que o desempenho do mercado brasileiro ao longo do segundo semestre vai permitir seu alinhamento com os resultados dos países ricos.

Os indicadores econômicos brasileiros têm sido positivos e o preço elevado das commodities não dá sinais de queda.

O avanço na vacinação é importante para a normalização da economia. Porém, há riscos: por exemplo, se a segunda onda da pandemia não vai comprometer a retomada, e se o barulho político não vai se sobrepor ao diálogo econômico.

E Eu Com Isso?

O primeiro pregão do segundo semestre começa com uma leve alta dos contratos futuros de Ibovespa e do índice americano S&P 500, devido às expectativas positivas para o crescimento econômico.

As notícias são positivas para a Bolsa.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: A Bolsa à prova de crise.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Como Montar uma Carteira de Criptomoedas | Crypto 101

Com o avanço do universo cripto, saber como montar uma Carteira de Criptomoedas se torna cada vez mais importante.
Afinal, não é só escolher qualquer moeda digital e investir, certo?
Por isso, no Crypto 101 desta semana, vamos passar pelos tópicos mais importantes sobre o assunto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.