Levante Ideias - CCJ

CCJ da Câmara aprova prisão em segunda instância

CCJ da Câmara aprova prisão em segunda instância

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nessa quarta-feira (20), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 199/2019 que permite que a prisão decorrente de condenações criminais ocorra após a segunda instância do processo legal.

Foram 50 votos favoráveis à proposta e somente 12 contrários. Assim, a proposta deve seguir para uma comissão especial, que só será criada ano que vem. A reação do Legislativo vem após o Supremo Tribunal Federal (STF) mudar seu entendimento sobre a execução provisória da pena após a segunda instância.

A PEC 199 é inspirada em um texto do ex-ministro e ex-presidente do STF, Cezar Peluso. A proposta transforma os recursos extraordinários e especiais – recursos cabíveis para o STF e para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) – em ações novas. Isso afasta o entendimento, portanto, de que tais recursos seriam instrumentos anteriores ao trânsito em julgado do processo. Assim, um processo terá trânsito em julgado logo após a segunda instância.

Na mesma sessão de ontem, na CCJ, a relatora, deputada Caroline de Toni (PSL-SC), deu seu parecer rejeitando as outras duas PECs que tratavam da prisão em segunda instância (PEC 410/2019 e PEC 411/19), por entender que ambas alteravam o conceito de trânsito em julgado, considerado cláusula pétrea da Constituição Federal.

E Eu Com Isso?

A aprovação de uma PEC que não entre em conflito com a Constituição é positiva, pois evita a judicialização de uma eventual aprovação de emenda. Também é positiva a reação do Legislativo – de onde essas iniciativas devem surgir – à mudança de jurisprudência do STF. Afinal, como mostra a experiência internacional, a prisão em segunda instância é amplamente utilizada e traz menor morosidade ao processo legal. 

Leia também: Lava Jato – qual é seu futuro?

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.