Carrefour Logo - E Eu Com Isso - Levante Ideias

Carrefour confirma proposta

Na terça-feira (12) circulou a notícia de uma proposta de compra do Carrefour França pela gigante canadense do varejo Couche-Tard, o que fez as ações do Carrefour saltarem mais de 6 por cento, tanto na França quanto no Brasil (CRFB3).

Na quarta-feira, após o fechamento dos pregões na Europa, o Carrefour França (controladora do Atacadão S.A., o Carrefour Brasil) informou que a proposta é oficial e que está em fase preliminar de análise. O Atacadão S.A. confirmou a informação em fato relevante.

A possível incorporação pela Couche-Tard criaria um conglomerado varejista com receita anual de mais de 150 bilhões de dólares, se tornando a terceira maior do mundo, apenas de Amazon e Walmart, além de diversificar a linha de atuação da companhia canadense que possui hoje 70 por cento da receita em postos de combustível, espalhados pelos EUA e Europa, com o restante sendo gerado pela operação de lojas de conveniência.

A proposta de compra foi feita a 20 euros por ação do Carrefour França, o que equivale a um valor de mercado de 16,3 bilhões de euros, um prêmio em torno de 30 por cento em relação ao preço de fechamento antes da divulgação da notícia. Em dois pregões, as ações do Carrefour França saltaram para 17,54 euros por ação, já fechando a lacuna entre o preço negociado em bolsa e o valor da proposta.

E Eu Com Isso?

A notícia do interesse pelo Carrefour é positiva para as ações do Atacadão S.A. (CRFB3), sobretudo para o grupo controlador, que é composto pela família Moulin, Abilio Diniz e Bernard Arnault (dono da LVMH, maior grupo de varejo de luxo da Europa). Os controladores buscam uma saída para o investimento no grupo, após uma tentativa de reestruturação da empresa há três anos não resultar em valorização de suas ações. Pelo contrário, desde a entrada mais forte de Abílio em 2017, o valor de mercado do grupo na Europa caiu cerca de 20 por cento.

No que tange ao Atacadão S.A., há uma dúvida no mercado se a troca de controle do Carrefour França (dono de 71,6 por cento do Atacadão S.A.) desencadearia o mecanismo de tag along, no qual o comprador do controle necessitaria realizar uma oferta ao restante dos detentores das ações nos mesmos termos da aquisição de controle, cabendo aos detentores da parcela minoritária vender ou não.

Essa dúvida fez com que as ações CRFB3 perdessem o movimento de alta forte durante o último pregão, chegando a uma alta de 7,75 por cento em sua máxima no dia, para um fechamento com alta de apenas 1,9 por cento ao final de quarta-feira (13). Além disso, há um posicionamento contundente do governo francês contra a compra do Carrefour (que é o maior varejista alimentar do país), alegando que o que está em jogo são os empregos e a soberania alimentar do povo francês.

Ainda há a necessidade de acompanhar os desdobramentos da transação, porém em caso de prosseguimento da compra do Carrefour França, o movimento tende a ser positivo também para o Atacadão S.A. (CRFB3), podendo se beneficiar de maneira indireta da expertise dos novos controladores no segmento de conveniência, em plena expansão aqui no Brasil, com a parceria da Femsa e Raízen (com a marca Oxxo nos postos Shell) e Lojas Americanas (LAME4) com a BR Distribuidora (BRDT3) por exemplo.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais sobre essa negociação: CRFB3: Carrefour na mira de gigante canadense para ser comprada.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.