Levante Ideias - Walmart

Walmart sofre processo

O Departamento de Justiça Americano entrou com processo contra o Walmart (WMT) nesta terça-feira (22) devido à sua atuação inadequada a respeito das prescrições médicas questionáveis nas suas farmácias.

De acordo com a acusação, a companhia teria compelido os farmacêuticos a fazerem uma diligência acelerada das prescrições para remédios à base de opioides, incitando a aceitação de documentos de validade duvidosa e, com isso, “alimentando a crise de opioides no país”.

O Walmart se defende sugerindo que o governo estaria transferindo a responsabilidade de fiscalizar a atividade médica para os seus farmacêuticos.

Os Estados Unidos convivem com uma onda de abuso de remédios à base de opioides de proporções epidêmicas. Mais de 50 mil americanos morreram de overdose de opioides em 2019, e os números deverão ser ainda maiores neste ano devido aos problemas sociais causados pela pandemia.

E Eu Com Isso?

A notícia é marginalmente negativa para a Walmart (WMT), que recuou 1,2 por cento nesta terça-feira (22). Na nossa avaliação, possíveis sanções não impactariam de forma relevante os resultados da gigante Walmart.

Porém, há um risco de imagem relevante. Esta variável, difícil de ser quantificada, é capaz de elevar a taxa de desconto requerida pelo investidor e, com isso, reduzir o valor justo da companhia. Dessa forma, nós esperamos alguma pressão adicional no preço das ações WMT no curto prazo.

Na década de 50, o icônico economista de Chicago – Milton Friedman – escreveu um artigo intitulado “A função social das empresas é maximizar seus lucros.”

Era dessa forma, segundo o autor, que determinada indústria (leia-se: conjunto de empresas) iria buscar produzir ou prestar os melhores serviços possíveis ao mercado, pagar melhores salários aos seus funcionários, arrecadar mais impostos e remunerar os sócios.

Até hoje prossegue a discussão a respeito da função social da companhia – e sua possível expansão. A questão evoluiu. Companhias têm buscado alinhar a sua atividade, missão e ethos aos pilares do ESG (meio ambiente, social e governança).

Na nossa visão, esta questão está nas entrelinhas no caso da acusação contra a Walmart. Os promotores defendem que a gigante do varejo deveria reconhecer o preocupante quadro do abuso dos remédios nos Estados Unidos. E que ao ser negligente, contribuiu para a crise. O Walmart defende-se alegando que seus farmacêuticos não têm a “responsabilidade social” de duvidar das receitas prescritas, e que é papel dos órgãos estatais fiscalizar a atuação dos médicos.

Aqui fazemos um adendo: provavelmente, Milton Friedman ligava a ideia da busca empresarial pelos melhores produtos e serviços ao pressuposto básico da economia – o de que os agentes são racionais. Este, talvez, não seja o ponto no caso de consumidores dependentes de bens de vício.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia mais:  Big Techs na União Europeia.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - Votação
E eu com isso

Reforma eleitoral

Nesta quarta-feira (23), chega à Câmara dos Deputados uma das três frentes do projeto de reforma eleitoral, liderado pela deputada Margarete Coelho (PP-PI), que promove

Read More »
Levante Ideias - Selic
E eu com isso

A Selic ameaça a bolsa?

Está lá, em todos os livros-texto que tratam de investimentos. Juros e bolsa apresentam movimentos opostos. Quando os juros sobem, a atividade econômica desacelera. O

Read More »
Levante Ideias - 3R Petroleum
E eu com isso

Aquisição da 3R Petroleum

A 3R Petroleum (RRRP3) anunciou, na manhã desta terça-feira (22), a aquisição da Duna Energia, detentora e operadora dos campos de Ponta do Mel e

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel