A Levante traz as melhores ideias de investimento

Câmara vota hoje auxílio a estados e municípios

A Câmara dos Deputados deve votar nesta segunda-feira (4), em sessão marcada para às 11h, a proposta de auxílio emergencial aos entes subnacionais para enfrentar a pandemia do coronavírus. O texto, que iniciou sua tramitação na Câmara, sofreu modificações no Senado e agora volta para a casa inicial para nova votação. 

Apesar de não ser considerado ideal na visão de deputados, equipe econômica e até mesmo governadores e prefeitos, o texto deve ser aprovado em função da urgência de se repassar os recursos para os outros âmbitos da Federação. O projeto destina aproximadamente 60 bilhões de reais em transferências diretas, além de suspender dívidas e obrigações no valor de 65,2 bilhões de reais.

Do ponto de vista do ministério da Economia, o novo texto não é ideal, mas cumpre com a premissa de não dar um “cheque em branco” para os estados e municípios. O primeiro projeto, enviado pela Câmara, tinha esse caráter. 

Diante da urgência da situação, a matéria deve ser analisada, votada e aprovada no máximo até o fim dessa semana pelos deputados. Em seguida, vai para a sanção presidencial – Bolsonaro não deve vetar o texto. O projeto final não é ideal para nenhuma das partes, mas fruto de um consenso construído. Por isso, deve ser concluído evitando prejuízos grandes para todos os envolvidos.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Governo negocia cargos

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.