Levante Ideias - Braskem

Braskem divulga Produção e Vendas

A Braskem (BRKM5) divulgou nesta quinta-feira (22) após o fechamento do mercado, seu Relatório de Produção referente ao segundo trimestre de 2021. Seus números vieram positivos, com avanço da produção na comparação trimestral em suas principais plantas.

No tocante ao seu desempenho operacional no Brasil, olhando a comparação trimestral, a petroquímica apresentou um recuo de 7% em sua produção de eteno, reportando queda de 6 pontos percentuais em sua taxa de operação.

A queda ocorreu em função da parada geral de manutenção programada na central petroquímica do ABC, São Paulo, que teve duração de 63 dias.

Na comparação anual, houve um avanço de 6 pontos percentuais da taxa de operação devido a normalização das operações.

Nos Estados Unidos, a companhia reportou um aumento de 28% em relação ao último trimestre em sua produção de polipropileno, com um avanço de 20 pontos percentuais na comparação trimestral de sua taxa de operação.

A alta ocorreu em função da retomada da produção para os patamares normais, após os impactos da tempestade de inverno Uri na Costa do Golfo dos Estados Unidos no 1T21.

O avanço também foi observado na comparação anual, com alta de 8 pontos percentuais na taxa de utilização em função da normalização das operações pós impacto da pandemia do coronavírus.

Na Europa, sua produção de polipropileno registrou alta de 4% trimestre contra trimestre, com sua taxa de operação avançando 3 pontos percentuais na comparação trimestral em função do processo de reconstrução dos estoques e ao atendimento da demanda na região. Na comparação anual, a alta foi de 14 pontos percentuais.

Por fim, no México, a taxa de utilização ficou em linha em relação ao 1T21, em função do maior fornecimento de etano pela Pemex no mês de junho, que compensou parcialmente a parada não programada durante o mês de maio no complexo petroquímico. Na comparação anual, a taxa apresentou recuo de 23 pontos percentuais.

E Eu Com Isso?

A Braskem (BRKM5) apresentou um bom desempenho operacional, com avanço da produção na comparação trimestral (t/t) em suas principais plantas.

Dessa forma, esperamos um impacto positivo no preço das ações da companhia.

Em relação às suas vendas no mercado local, no entanto, estas se mostraram mais contidas, com redução de 17% nas vendas de resinas t/t, em função da normalização da demanda na região e redução de market share da companhia com a parada geral de manutenção programada na central petroquímica do ABC. 

Suas exportações, por outro lado, vieram superiores ao patamar apresentado no 1T21, com alta de 4% t/t nas vendas de resinas e 18% na venda de seus principais químicos.

Nos Estados Unidos, a alta das vendas foi de 14% t/t, explicado pela maior disponibilidade de produto no período.

Na Europa, o volume de vendas foi praticamente estável, recuando em 1% t/t.

No México, por outro lado, as vendas apresentaram um aumento de 15% em relação ao 1T21 em função da limitada disponibilidade de produto para venda no trimestre anterior.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Venda fatiada da Braskem.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Levante Ideias - NFT
E eu com isso

Os NFTs são a arte do lucro

NFT parece ser a sigla de um título público. Algo como Notas Financeiras do Tesouro. Nada disso. NFT é a abreviatura de Non-Fungible Tokens, ou

Read More »
Levante Ideias - Dinheiro
E eu com isso

PEC dos precatórios

Nesta quinta-feira (16), a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados votou e aprovou, por 32 votos a 26, a PEC (Proposta

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.