Levante Ideias - Bolsonaro

Bolsonaro endossa ato contra Congresso e STF

Bolsonaro endossa ato contra Congresso e STF

O presidente da República, Jair Bolsonaro, se pronunciou na manhã desta quarta-feira (26) sobre o compartilhamento de vídeos convocando a população para atos contra o Congresso e o Supremo Tribunal Federal (STF). O presidente admitiu ter compartilhado os vídeos, mas ressaltou que a mensagem circulou entre “algumas poucas dezenas de amigos” e que era “de cunho pessoal”.

Os atos foram marcados por bolsonaristas e ganharam força logo antes do Carnaval, após o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), General Heleno, ter acusado parlamentares de fazer chantagem com o Planalto. As manifestações estão marcadas para o dia 15 de março e devem concentrar ataques contra o Congresso – em especial os presidentes Maia (DEM-RJ) e Alcolumbre (DEM-AP) – e o Supremo Tribunal Federal.

Diversas figuras políticas rechaçaram a postura de Bolsonaro. Dentre eles, o decano do STF, Celso de Mello, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e até mesmo o ex-ministro da Secretaria de Governo, General Santos Cruz.

O compartilhamento dos vídeos e, por consequência, apoio de Bolsonaro às manifestações devem criar ainda mais dificuldades na relação entre Executivo e Legislativo. Não é preciso dizer que a iniciativa do presidente vai na contramão da agenda de reformas, que pouco avançou neste ano.

* Esse conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Reforma administrativa não é prioridade para 2020

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.