Ser Educacional

Aquisição do Ser Educacional

O Grupo Ser Educacional (SEER3), um dos maiores grupos de educação superior do país anunciou na noite de domingo (13), em fato relevante, que avançou nas negociações para aquisição dos ativos do Grupo Laureate no Brasil.

A transação, avaliada em cerca de 4 bilhões de reais, sendo: 1,7 bilhões em dinheiro, incorporação de 623,3 milhões de dívida líquida no balanço (não representa saída de caixa) e o restante via ações da Ser Educacional (SEER3), com emissão de novas ações. Devido a emissão o controlador e fundador da empresa, Janguiê Diniz, será diluído de 57,4 por cento para 32,1 por cento, com a Laureate detendo 44 por cento das ações ordinárias.

A aquisição inclui as universidades Anhembi Morumbi, conhecida pela boa avaliação em cursos como gastronomia, medicina e desenvolvimento de jogos eletrônicos, e a FMU, duas universidades entre as mais populares de São Paulo, marcando a possível entrada forte da Ser Educacional na região com a maior economia no país. O movimento ainda necessita de aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) para seguir.

Para a conclusão da aquisição a Ser Educacional deve financiar a parcela do pagamento em dinheiro, aumentando a sua alavancagem financeira (captando dívida) de 0,2 vezes para cerca de 2,95 vezes dívida líquida/Ebitda.

Estimamos que múltiplo pago em termos de EV/Ebitda ficou por volta de 10 vezes, um pouco acima do que a empresa negociava no ano passado, antes da pandemia e quase o dobro do negociado hoje. A aquisição mais que dobrará o tamanho da empresa, passando a ter mais de 455 mil alunos em sua base.

Com a pandemia as ações da Ser Educacional (SEER3) acumulam queda de 46,5 por cento no ano e a empresa vale atualmente aproximadamente 1,9 bilhão de reais na bolsa.

Apesar do tamanho da transação e múltiplos elevados, enxergamos uma reação positiva das ações (SEER3) no curto prazo, pelos seguintes motivos:

i) A Ser possui uma estrutura mais enxuta que os pares de capital aberto no mercado, com posição forte e base crescente de alunos no Ensino à Distância (EAD);

ii) Os ativos incluem cursos como Medicina, com ticket médio mais elevado, fortes nas duas principais universidades dentro dos ativos da Laureate, Anhembi Morumbi e FMU, ampliando a base de alunos na categoria de Saúde, que já representa 52 por cento da base da Ser;

iii) A entrada em São Paulo, o maior mercado educacional do país, que deve ter uma recuperação econômica mais acelerada que outras regiões;

iv) O Ebitda, uma métrica para a geração de caixa da empresa, também mais que dobrará, passando de aproximadamente 300 a 350 milhões de reais para cerca de 800 milhões de reais por ano.

Um ponto importante e positivo da transação é que, mesmo com o Grupo Laureate detendo cerca de 44 por cento do total das ações, o contrato prevê que o poder de voto será limitado a 7,5 por cento do capital total, com a continuidade do controle do fundador Janguiê Diniz. O negócio prevê também uma listagem da Ser na bolsa americana, ainda a ser definida, de modo que a Laureate possa negociar gradualmente e desinvestir da Ser Educacional.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

 

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.