Levante Ideias - Análise de dados

Ano começa em alta

As ações iniciaram 2021 em alta. Os contratos futuros do Índice Bovespa abriram os negócios nesta segunda-feira com uma alta superior a 1 por cento, rompendo o nível psicológico de 120 mil pontos. Os contratos futuros do índice americano Standard & Poor’s de 500 ações sobem 0,4 por cento no início do dia. Na Europa, as ações também começaram a semana eufóricas. Em Londres, a alta supera 2,5 por cento, e em Frankfurt as ações avançam mais de 1,5 por cento no início do dia.

O que justifica tanto otimismo? A razão é a mesma e a única: o avanço na aprovação das vacinas ao longo do fim de semana. Países tão diversos quanto a Índia, a Inglaterra e a Argentina já estão colocando seus programas de imunização em marcha, o que representa o primeiro passo para a volta da normalidade às relações econômicas.

Mais do mesmo? Pode até ser. No entanto, uma das poucas certezas entre os investidores é que o divisor de águas para a normalização das relações econômicas é a vacinação das populações. Segundo autoridades sanitárias americanas, os efeitos positivos podem vir antes do esperado. Em Nova York, a estimativa é que, com 10 por cento da população imunizada e a manutenção das medidas de isolamento, o número de casos começará imediatamente a cair. Ou seja, o impacto positivo das vacinas sobre a economia será intenso e, eventualmente, rápido.

O vírus não vai acabar, nem deixará de fazer vítimas por algum tempo. Mesmo assim, se for possível restringir seus efeitos, a economia poderá voltar ao normal antes do que se espera. É com base nessa expectativa que os mercados sobem no início de 2021.

Boletim Focus

A primeira edição do Boletim Focus, do Banco Central (BC), de 2021 mostra que as projeções para este ano começaram a ser revistas. O prognóstico para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2021 recuou para 3,40 por cento, ante os 3,49 por cento do levantamento anterior. Já a projeção para a inflação medida pelo IPCA manteve-se praticamente estável em 3,32 por cento, ante os 3,34 por cento da semana anterior. A taxa de câmbio e a taxa referencial Selic previstas para dezembro permaneceram inalteradas, em 5 reais e 3 por cento, respectivamente.

Indicadores I

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) registrou uma inflação de 1,07 por cento na semana encerrada em 31 de dezembro de 2020, ficando 0,14 ponto percentual abaixo da taxa registrada na última divulgação.

Com este resultado, o IPC-S mostra que a inflação ao consumidor foi de 5,17 por cento no acumulado de 2020 e nos últimos 12 meses. Os preços desaceleraram em quatro das oito classes de despesa componentes do índice. A maior queda foi do grupo Educação, Leitura e Recreação. Os preços retrocederam 0,58 por cento, após terem subido 2,19 por cento na semana anterior. A maior queda foi nas passagens aéreas. Os preços caíram 9,49 por cento, após terem subido 9,62 por cento no levantamento anterior.

Indicadores II

O Índice de Confiança Empresarial (ICE) da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE) recuou 0,4 ponto em dezembro, para 95,2 pontos. Em médias móveis trimestrais, o ICE inverte a tendência de alta iniciada em julho e recua 0,7 ponto no mês. O ICE consolida os índices de confiança de quatro setores: Indústria, Serviços, Comércio e Construção. O Índice de Situação Atual Empresarial (ISA-E) cedeu 0,2 ponto, para 97,8 pontos, após subir por sete meses consecutivos. O Índice de Expectativas (IE-E) recuou 0,3 ponto, para 94,3 pontos.

E Eu Com Isso?

O bom começo das ações indica uma sessão positiva para os mercados. Não se descarta a hipótese de o Ibovespa iniciar o ano rompendo a barreira dos 120 mil pontos.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: Desempenho dos investimentos em 2020 | Domingo de Valor.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.