alpargatas_div

Alpargatas (ALPA4) – Resultado do quarto trimestre de 2019

Alpargatas (ALPA4) – Resultado do quarto trimestre de 2019

A Alpargatas (ALPA4) divulgou o resultado do quatro trimestre de 2019 na sexta-feira (7), após o fechamento do mercado. O destaque positivo ficou para o crescimento de 38,5 por cento do lucro líquido que totalizou 128 milhões de reais.

A receita líquida aumentou 5,6 por cento na comparação anual e chegou a 1,1 bilhão de reais. A margem bruta foi de 50,7 por cento, uma melhora de 4,5 pontos percentuais em relação ao mesmo período de 2018.

O Ebitda recorrente ficou em 249 milhões de reais, aumento de 16,7 por cento em relação ao mesmo período de 2018, com margem Ebitda de 21,8 por cento (2,1 pontos percentuais superior a 2018).

No quarto trimestre a unidade de negócios da Topper na Argentina foi vendida e o seu resultado não está mais consolidado nos números da Alpargatas, sendo contabilizado na linha de operações descontinuadas.

Esperamos impacto positivo no preço das ações da Alpargatas (ALPA4) no curto prazo. As ações da companhia acumulam alta de 117,8 por cento nos últimos 12 meses, comparado à valorização de 19,3 por cento no Ibovespa no período.

A companhia conseguiu aumentar a sua rentabilidade nas operações Brasil em termos de margem bruta e margem Ebitda, o que reforça o poder das suas marcas (Havaianas, Osklen e Mizuno).

Para se ter uma ideia de números, Havaianas representa perto de 70 por cento da receita de Alpargatas e quase 100 por cento do resultado operacional gerado pela empresa.

Por outro lado, o volume de vendas recuou 2,4 por cento para 72,3 milhões de pares de unidades, o que demonstra que a companhia tem foco em melhoria de rentabilidade em detrimento de volume.

A Alpargatas obteve bom desempenho nas vendas diretas ao consumidor: 18 por cento da receita para Havaianas e 8 por cento para Osklen.

A empresa possui uma posição confortável de endividamento, com posição de caixa líquido (caixa e aplicações financeiras maiores do que o endividamento bruto total) de 299,2 milhões de reais.

* Esse conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Hering (HGTX3): Piora operacional no 4T19

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook

Recomendado para você

Discurso de Lula - E Eu Com Isso - Levante
E eu com isso

Lula elegível

O Supremo Tribunal Federal confirmou em plenário, nesta quinta-feira (15), por 8 votos a 3, a decisão liminar proferida pelo ministro Edson Fachin há cerca

Read More »
BNY Mellon - Levante Investimentos
E eu com isso

Resultado da BNY Mellon do 1T21

O Bank of New York Mellon, ou simplesmente BNY Mellon (BK) apresentou nesta sexta-feira (16), antes da abertura dos mercados, os seus resultados do primeiro

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.

Fechar Menu

Fechar Painel