Levante Ideias - Blog Pactual

Acordo da Oi e Fundo do BTG

Nesta quinta-feira (4) a Oi (OIBR4) assinou um acordo de exclusividade com o fundo FIP Economia Real, gerido pelo banco BTG Pactual (BPAC11), referente a venda da InfraCo, unidade de negócio da operadora com seus ativos de fibra ótica.

O acordo vale por 30 dias, prorrogáveis por mais 30. Nesse período a Oi vai analisar em profundidade os documentos submetidos pelo fundo para avaliar se ambas as partes chegam a um consenso. Caso as negociações avancem, o fundo gerido pelo BTG terá preferência na fase de leilão, o que lhe garante o direito de cobrir qualquer oferta superior à sua em 1 por cento de qualquer concorrente.

O acordo garante ao BTG que as negociações com o fundo americano Digital Colony fiquem paralisadas durante sua vigência. Ainda assim, o fundo poderá participar das negociações na fase de leilão dos ativos.

A oferta do FIP Economia real conta com um conjunto de investidores coparticipantes, o fundo possui mais de 85 investidores no Brasil e no Exterior. O banco vem analisando os ativos de fibra tanto de um ponto de vista de private equity quanto de venture capital.

E Eu Com Isso?

A notícia é positiva, principalmente para a Oi. Apesar de ainda haver algum tempo até a conclusão do processo, os ativos de fibra ótica da companhia são os mais valiosos dentre os que serão ou já foram leiloados. Com isso a companhia pretende reduzir seu endividamento para sair da recuperação judicial. Esperamos impacto positivo no preço das ações da Oi (OIBR3/OIBR4) no curto prazo.

Para o banco BTG Pactual a notícia também é positiva. O banco vem trabalhando há muito tempo na análise desses ativos e acredita no retorno potencial de seu investimento. Para o banco BTG, esperamos impacto neutro no preço das ações (BPAC11) no curto prazo, pois o impacto seria indireto para o resultado do BTG se o fundo do BTG levar o ativo de fibra da Oi.

O valor da venda no leilão não é o único fator importante para a Oi na hora de escolher seu novo sócio. A companhia procura alguém capaz de ajudar no crescimento e no desenvolvimento do negócio. Nesse sentido, acreditamos que o BTG tem bastante força na disputa, isso porque tem entre seus sócios o israelense Amos Genish, executivo renomado no setor com ampla experiência no mercado brasileiro e internacional, tendo em seu currículo o cargo de CEO da Telefônica Brasil (Vivo) e da Telecom Italia (controladora da TIM Brasil).

A estrutura de capital pensada para o acordo pela Oi mostra que o sócio que vencer o leilão deverá investir 6,5 bilhões de reais para adquirir 51 por cento das ações com direito a voto da InfraCo, dinheiro que vai direto para o caixa da Oi. Além disso, se espera um investimento adicional de 5 bilhões de reais para os projetos de expansão dos ativos de fibra.

O setor de fibra já vem sendo visado pelo mercado em geral por certo tempo. Há perspectivas de que tanto a TIM quanto a Vivo separem seus ativos de fibra ótica em empresas distintas com o objetivo de acelerar a expansão no setor com a ajuda de um sócio para dividir os investimentos bilionários necessários. Enquanto isso, o mercado brasileiro segue muito fragmentado com empresas de menor porte construindo infraestrutura de fibra em cidades menores.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

Para ficar por dentro do universo dos investimentos de maneira prática, clique abaixo e inscreva-se gratuitamente!

e-eu-com-isso

Leia também: BTG Pactual (BPAC11) – anúncio de oferta de ações (follow-on).

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

DeFi: O Melhor Setor para Investir Agora?

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Estamos em um novo ciclo das criptomoedas, e cada segundo que passa fica mais importante descobrir quais são as melhores moedas para investir, e quais são aquelas que você deve ignorar.

Por isso, no Crypto Spotlight desta semana, vamos abordar o setor mais quente para investir agora: DeFi (ou Finanças Descentralizadas).

Também vamos revelar 3 Criptos para você ficar de olho.

Não deixe de conferir este conteúdo.

Read More »
Artigos

Dividendos Sintéticos: Gere Renda Passiva com Opções! | Mapa do Trader

Em um cenário de baixa volatilidade, o investidor que se interesse por curto prazo pode acabar ficando desanimado.

Afinal, em tese, as oportunidades de ganhos rápidos diminuem… Mas não é sempre assim.

Há um tipo de estratégia capaz de gerar renda passiva com Opções no cenário atual, de maneira rápida e segura.

Estamos falando dos Dividendos Sintéticos.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre essa estratégia e investimento.

Read More »
Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.