Levante Ideias - Vivo EECI

Números da Vivo

A Telefônica Brasil (VIVT3/VIVT4) apresentou nesta terça-feira (27), após o fechamento do mercado, o seu resultado do 3T20 e que, na nossa avaliação, foi regular e veio um pouco abaixo das expectativas.

O principal destaque negativo foi a queda de 1 por cento na receita de serviço móvel, que foi puxada para baixo pelo desempenho do segmento pós-pago com queda de 2,5 por cento na comparação anual.

Com isso, a receita líquida foi 10,8 bilhões de reais, o que representa uma queda 2,3 por cento na comparação com o 3T19, e do Ebitda recorrente que atingiu 4,3 bilhões de reais, uma queda de 3,5 por cento na comparação anual, resultando margem Ebitda recorrente de 40,0 por cento, uma retração de 0,5 pontos percentuais.

Já o destaque positivo foi a geração de caixa da companhia, o fluxo de caixa livre foi de 3,5 bilhões de reais, representando um crescimento de 34,5 por cento, devido à redução no nível de investimentos que representaram 16,7 por cento da receita líquida, e menores pagamentos operacionais, financeiros e de impostos.

Os resultados da Vivo vieram um pouco abaixo do esperado e esperamos um impacto levemente negativo no preço das suas ações (VIVT4) na sessão desta quinta-feira (30).

No ano as ações da Vivo (VIVT4) recuam 24 por cento, desempenho inferior ao do Ibovespa que tem perdas de 16 por cento em 2020.

A queda na receita líquida foi, principalmente, por conta do desempenho dos serviços móveis. Além da queda no número de acessos (já esperada devido aos números preliminares da Anatel), a receita média por usuário (ARPU) dos clientes pós pago recuou 3,4 por cento na comparação anual fechando o período em 50,6 reais. Vale notar que no mesmo período a America Movil (Empresa mexicana controladora da marca Claro) reportou um crescimento de 8,1 por cento nas receitas de serviços móveis, mostrando certo aumento na pressão competitiva sobre a Vivo.

Ademais, a venda de aparelhos, apresentou um crescimento de 10,1 por cento comparando com 3T19, uma melhora significativa, considerando a queda de 40,9 por cento apresentada no trimestre anterior. O número bom era esperado uma vez que a Claro apresentou um aumento de 38,4 por cento na venda de aparelhos no mesmo período.

Já o lucro líquido recorrente fechou o período em 1,2 bilhões de reais, um surpreendente aumento de 25,5 por cento na comparação anual. O bom desempenho foi principalmente atrelado a uma diminuição de 94,6 por cento no resultado financeiro negativo devido a uma melhora no endividamento da companhia. Vale ressaltar que o lucro líquido acumulado em 2020 já superou 3,4 bilhões de reais.

Na nossa avaliação o mercado deve receber mal estes números e por este motivo acreditamos num desempenho levemente negativo nesta quarta-feira. No entanto, a disputa pelos ativos móveis da Oi deverá ser um catalisador mais forte para as ações (VIVT4) no curto prazo.

O principal catalisador das ações da Vivo (VIVT4) e do setor de telecomunicações segue sendo as tratativas para compra do segmento móvel da Oi (OIBR3), novela que deve ganhar novos capítulos em breve.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.