Levante Ideias - Domingo de Valor

“Segredo” é diversificar: conheça os ensinamentos de Markowitz, Sharpe e Miller

Eu começo o texto de hoje falando do economista americano Harry Markowitz, ganhador do prêmio Nobel de 1990, o “pai” da teoria moderna de carteiras de investimento. O seu artigo semanal “Portfolio Selection” (seleção de portfólio) saiu no Journal of Finance de 1952 e abordava a importância da diversificação de ativos numa carteira, a correlação entre os retornos dos ativos e o seu nível de risco.

Markowitz teve a colaboração de seus compatriotas Merton H. Miller e William F. Sharpe (sim, o Índice Sharpe é por causa dele). O trio prêmio Nobel revolucionou a maneira como o mundo investe. Praticamente tudo o que sabemos sobre a relação risco e retorno se deve à teoria moderna de portfólio de Markowitz.

O assunto principal do Domingo de Valor é justamente a relação risco e retorno nos investimentos.

Fronteira eficiente

De acordo com a teoria: “É possível construir uma fronteira eficiente com uma carteira de ativos otimizada que oferece o máximo de retorno possível para um determinado nível de risco.”

Em outras palavras, a teoria explica como investidores avessos ao risco podem maximizar o seu retorno esperado com base num dado nível de risco de mercado.

Risco é medido pela volatilidade do retorno do ativo

A principal medida de risco de um ativo é a sua volatilidade, que é uma medida de dispersão de retorno (rendimento).

Quanto mais o preço de um ativo varia em um período curto de tempo, maior o risco de se ganhar ou perder dinheiro negociando este ativo. Quanto mais volatilidade, maior será o nível de risco. Para um maior nível de risco no ativo, espera-se aumento na rentabilidade do investimento.

Quanto maior for o risco, maior precisa ser o retorno

Segundo a moderna teoria de finanças, não existe alto retorno com risco baixo. Assim, para aumentar o nível de retorno de um portfólio, é preciso sempre também aumentar o risco.

Em outras palavras, todos sempre buscam o ‘bom, bonito e barato’, ou seja, alto retorno com baixo risco. Mas isso não existe. Como se houve no mundo dos negócios: “Não existe almoço de graça”.

Confira o artigo completo no site da Investing.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.