Agenda econômica (21-26/06) - Levante Ideias

Agenda Econômica (21-25/06): PIB dos EUA, Depoimento de Powell e Petróleo são destaques

A Agenda Econômica da semana que vem (21-25/06) elaborada pela Levante já começa com um evento importante.

O discurso de Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE), que ocorrerá na segunda-feira, 21, às 11h15, será um ponto de atenção para os investidores internacionais. Lagarde, por ser responsável pela definição da taxa de juros, exerce grande influência sobre o valor do Euro.

Ademais, possíveis indicações sutis sobre futuras mudanças na política monetária e nos juros podem ser anunciadas por Lagarde.

Na sequência, na terça-feira, 22, temos dois acontecimentos relevante na Agência Econômica. Primeiramente, às 8h, teremos a Ata do Copom, na qual será possível acompanhar as minutas da reunião do Comitê. Mais tarde, às 15h, ocorrerá o Depoimento de Jerome Powell, presidente do Fed (Federal Reserve).

Ele deve depor perante o Joint Economic Committee (Comitê Econômico Conjunto), em Washington DC. Será essencial acompanhar não apenas o depoimento em si, de onde será possível tirar informações sobre a política econômica do país norte-americano, mas, também, os seus desdobramentos.

Nessas ocasiões, geralmente, o mercado fica bastante volátil, o que pode afetar negativamente alguns ativos.

Outro acontecimento de destaque na Agenda Econômica ocorrerá na quarta-feira, 23, às 11h30, quando poderemos ver os números reportados pela Energy Information Administration (EIA) sobre os Estoques de Petróleo Bruto dos EUA.

Os estoques de petróleo bruto da EIA medem a mudança semanal no número de barris de petróleo bruto mantidos por empresas dos EUA. O nível dos estoques influencia o preço dos produtos petrolíferos. Em suma, isso pode ter impacto na inflação e, também, em importantes empresas do setor, como a Petrobras.

Por fim, teremos outro evento americano de relevância. Na quinta-feira, 24, às 9h30, haverá a divulgação do PIB Trimestral dos Estados Unidos da América. Indicador-chave da performance de qualquer econômica, o dado irá, de um modo geral, mostrar como foi o desempenho da economia norte-americana neste início de ano.

Diante das sucessivas conquistas com a retomada e com a vacinação, apesar de um perigo de alta inflação, as expectativas do mercado são altas para a divulgação.

A projeção é de 6,4%, ante uma prévia de 4,3%, segundo o portal Investing.com.

Veja abaixo a Agenda Econômica da semana que vem:

Agenda Econômica da Semana (21-25/06) - Levante Ideias

Fonte: Investing | Elaboração: Levante Ideias.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.