Levante Ideias - Vacina coronavírus

A vacina e o Ibovespa

A pandemia tem sido pedagógica em muitos sentidos. Vamos ficar apenas nos econômicos. Ela nos ensinou que é possível mudar as formas de trabalho.

Quando o coronavírus deixar de ser uma ameaça, é improvável que nossos escritórios retornem exatamente ao que eram antes dos tempos do home office. E ela também nos ensinou a relação direta da imunização com o crescimento econômico.

Contra números não há argumentos. No fim de abril foram divulgados dois números do Produto Interno Bruto referentes ao primeiro trimestre de 2021.

Nos Estados Unidos, a economia cresceu 2,2%. Já na Zona do Euro o encolhimento foi de 1,8%.

Ambos os números foram calculados em relação ao primeiro trimestre do ano passado. Duas semanas antes, em meados de abril, a China surpreendeu ao divulgar um crescimento de 18,3% no PIB no primeiro trimestre frente aos três primeiros meses de 2020.

Já no Brasil, no início de junho, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicou um crescimento da economia de 1,2% no primeiro trimestre deste ano em relação ao trimestre anterior.

O resultado superou as expectativas, que eram de alta de 0,7%. Frente aos três primeiros meses de 2020, o número também foi positivo, com um crescimento de 1%.

A razão para essa disparidade foi a mesma: a velocidade da imunização contra a Covid-19. A vacinação avançou depressa na China e nos Estados Unidos.

Já nos países europeus, o progresso foi mais lento no início do ano. Países imunizados permitem a reabertura dos negócios e a volta da circulação de pessoas. Daí o impacto das notícias e prognósticos quanto à imunização sobre os preços dos ativos.

Indicadores de aceleração nos programas de vacinação têm estimulado os investidores, e notícias de desaceleração ou de dificuldades pioram os prognósticos.

Por isso, a notícia divulgada no domingo (13) de que o governo do Estado de São Paulo iria antecipar o calendário de imunização poderá melhorar o sentimento dos investidores e justificar o comportamento positivo dos mercados neste início de semana.

Neste fim de trimestre, a velocidade e a abrangência da cobertura vacinal são dois dos indicadores mais observados pelos investidores, pois eles são uma indicação direta do que pode ser a velocidade da retomada da economia.

Não uma volta à “normalidade”, pois haverá um “novo normal” quando a maior parte da população estiver vacinada e for possível levantar as medidas de restrição. Mas a uma economia com menos travas e barreiras, especialmente no setor de serviços.

Não por acaso, ao antecipar esse movimento, o mercado já avançou e mandou o Ibovespa para a faixa de 130 mil pontos, uma alta acumulada de 2,5% na primeira quinzena de junho e de 8,7 % no acumulado do ano.

Essa alta se sustentou pela recuperação das cotações de empresas de varejo e das de outros setores que são beneficiados diretamente pela reabertura da economia.

E, ao que tudo indica, ainda há espaço para novas altas se não houver uma deterioração das expectativas.

Indicadores

O Banco Central (BC) divulgou nesta manhã o resultado do Índice de Atividade Econômica do BC (IBC-Br) de abril, mostrando um crescimento de 0,44% dessazonalizado em relação a março, e um avanço de 15,92% observado em relação a abril de 2020.

O resultado para março veio um pouco abaixo das expectativas para o mês.

Relatório Focus

A edição mais recente do Relatório Focus, divulgada na manhã desta segunda-feira, mostrou uma correção forte nas expectativas.

A projeção para a taxa referencial Selic de dezembro avançou para 6,25% ante os 5,75% da semana passada.

A projeção para o crescimento do PIB subiu para 4,85% ante os 4,36% da edição anterior, e a inflação projetada, medida pelo IPCA, avançou para 5,82% ante os 5,44%da semana passada.

A única baixa foi na estimativa para o dólar do fim de 2021, que caiu para R$ 5,18 ante os R$ 5,30 da semana passada.

E Eu Com Isso?

Os contratos futuros de Ibovespa estão iniciando a semana com uma leve alta, devido à animação dos investidores com a antecipação do calendário de vacinação. O noticiário doméstico deverá ser dominante no mercado hoje.

As notícias são positivas para a Bolsa.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Semana decisiva para os juros.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Crypto 101

Altcoins: A melhor opção para o Halving? | Crypto 101

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Hoje em dia, com o Bitcoin já tendo ocupado seu espaço de mercado, muitas pessoas buscam outras moedas digitais para investir.

Afinal, criptos mais baratas – e fora do radar – possuem um potencial muito maior que o vovô das criptos.

É aí que entram as Altcoins, que cada vez mais vêm ganhando espaço no mercado cripto.

Read More »
Crypto 101

3 Criptos de Inteligência Artificial com alto potencial em 2024 | Crypto 101

Atualmente, é necessário ir além do Bitcoin e do Ethereum para conseguir lucrar de verdade no mercado Cripto, que já começa a se movimentar como uma indústria cada vez mais robusta.
Neste contexto, o setor de Inteligência Artifical em Criptomoedas se apresenta como um dos mais promissores na nova indústria, e projetos como $OCEAN (Ocean Protocol), $FET (Fetch.ai) e $PAAL (Pluto Protocol) emergem como líderes na integração dessas tecnologias de ponta.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »
Crypto 101

Ganhe Criptomoedas DE GRAÇA: Conheça os Airdrops de Criptos | Crypto 101 

Airdrops de Criptomoedas é o assunto que vem parando o mercado cripto. Como assim, é possível ganhar criptomoedas DE GRAÇA?!

Basicamente, Airdrops são caracterizados pela distribuição gratuita de tokens para detentores de uma determinada criptomoeda ou membros de uma comunidade específica.

Pela importância que o assunto vem tomando, no Crypto 101 de hoje, vamos abordar as principais características dos airdrops em artigo exclusivo.

Read More »
Crypto 101

O que é Staking de Criptomoedas e como fazer na prática? | Crypto 101

Staking de criptomoedas é um processo pelo qual os detentores de determinadas moedas digitais participam da validação e do consenso das transações em suas respectivas redes blockchain. Em essência, é a prática de bloquear uma certa quantidade de criptomoedas em uma carteira específica para apoiar as operações da rede.

Hoje em dia, para quem busca novas maneiras de operar Cripto, o Staking de Criptomoedas é uma maneira inovadora e com alto potencial.

Participe da Comunidade Levante Crypto agora mesmo e fique por dentro das principais notícias desse mercado: https://lvnt.app/uvwfup

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.