IPO da XP na Nasdaq nos EUA: preço é definido
Nesta terça-feira (10) foi definido o preço da oferta pública inicial, Initial Public Offering, ou simplesmente IPO, da XP na bolsa americana Nasdaq. O preço foi de 27 dólares por ação, acima da do intervalo estimado, que ia de 22 dólares a 25 dólares por ação. Segundo fontes, a demanda pelas ações superou a oferta em oito vezes.
O valor total da oferta pode atingir 2,25 bilhões de dólares, se considerado 100 por cento do lote suplementar, com valor de mercado de 14,9 bilhões de dólares (cerca de 61,8 bilhões de reais com taxa de câmbio de 4,15 reais por dólar).
A oferta primária foi de 1,15 bilhão de dólares, com entrada dos recursos no caixa da empresa. A oferta secundária, em que os vendedores das ações são alguns dos acionistas da XP (XP, Dynamo e General Atlantic), é de 808,8 milhões de dólares, com lote suplementar de 296,3 milhões de dólares.
Após a oferta, os acionistas originais (XP Controle) terão 23,1 por cento do capital total. O banco Itaú, que não vendeu ações na oferta secundária, deterá 46,1 por cento do capital total da XP Inc., principal acionista da XP.
E Eu Com Isso?
Acreditamos que as ações da XP terão desempenho positivo em sua estreia na Nasdaq, a qual ocorreu nesta quarta-feira (11), pois a demanda foi muito forte e a maioria dos investidores pessoas físicas, mesmo os que tinham contas abertas em corretoras no Exterior, não puderam comprar as ações no IPO. Por isso, deverá haver forte pressão compradora nas ações.