Na última segunda-feira (10), a Vale (VALE3), Usiminas (USIM5) e CSN Mineração (CMIN3) comunicaram ao mercado paralisações em suas unidades de mineração, decorrente das fortes chuvas que atingem o estado de Minas Gerais, assim como toda a região Sudeste.
Segundo a Vale, a circulação de trens na Estrada de Ferro Vitória a Minas e a produção dos Sistemas Sudeste e Sul foram paralisadas parcialmente, visando garantir a segurança dos seus empregados e comunidades. Já o sistema Norte não foi afetado e continua com seu guidance de produção de 320-335 Mt para este ano.
No caso da Usiminas, a companhia informou que paralisou suas operações de mineração na região de Itatiaiuçu, em Minas Gerais, e deve retomar as operações quando as condições climáticas melhorarem e permitirem acesso seguro às minas e o funcionamento adequado de equipamentos.
Já a CSN Mineração comunicou a suspensão de extração e movimentação na mina Casa de Pedra, assim como a suspensão da operação portuária de carregamento de minério no Terminal de Carvão, no porto de Itaguaí/RJ. Segundo a companhia, a expectativa da retomada das operações é nos próximos dias.
E Eu Com Isso?
A suspensão das operações de mineração das companhias é marginalmente negativa, com impactos limitados em seus resultados, com a própria Vale mantendo seu guidance.
No caso das siderúrgicas, as empresas ainda contam com um estoque para ser utilizado. Porém, caso as chuvas persistam e as operações não sejam retomadas no curto prazo, as paralisações podem até afetar a cotação do minério, visto a relevância do Brasil neste mercado.
—
Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.
—