Vale - VALE3 - Levante Investimentos (IMG2)

Vale irá eliminar todas as barragens em situação crítica até 2025

A Vale (VALE3), maior mineradora brasileira, reiterou nesta quinta-feira (06) a previsão de eliminar todas as barragens em condições críticas de segurança (nível 3) até 2025. Segundo a ANM (Agência Nacional de Mineração), a Vale possui 3 barragens nessa situação, caracterizadas como ruptura iminente ou em curso.

As 3 barragens neste nível se encontram no estado de Minas Gerais e são B3/B4 (Nova Lima), Forquilha III (Ouro Preto) e Sul Superior (Barão de Cocais), fazendo parte do Programa de Descaracterização de Barragens. Segundo a companhia, o programa já eliminou 7 barragens desde 2019.

E Eu Com Isso?

A notícia é positiva para a mineradora, visando mitigar riscos relacionados ao rompimento de barragens. Até hoje, a empresa busca se recuperar dos danos causados pelos rompimentos das barragens de Mariana e Brumadinho. Porém, não vemos impactos nas ações da companhia no curto prazo.

A Vale se comprometeu a eliminar todas as barragens a montante, sistema menos seguro de compartimento de dejetos. Apesar dos custos de descaracterização das barragens e da redução da capacidade da companhia, um novo rompimento seria extremamente prejudicial à companhia.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.

e-eu-com-isso

Leia também: Vale fornecerá mais níquel para veículos elétricos.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.