Levante Ideias - Pão de Açúcar

Resultados do Pão de Açúcar (PCAR3) do 2T21

O Grupo Pão de Açúcar (PCAR3), um dos maiores grupos de varejo alimentar do país, divulgou seus resultados referentes ao 2T21, na noite desta quarta-feira (28), após o fechamento de mercado.

Os resultados vieram piores que o mesmo período do ano passado (2T20), que tem uma forte base de comparação, porém a companhia foi capaz de manter as margens operacionais em patamares saudáveis e superiores a 2019.

A operação Brasil (Extra, Pão de Açúcar) registrou R$ 7,06 bilhões em receita bruta, um decréscimo de 12% em relação a 2T20, com destaque negativo do desempenho do Extra Hiper (-24,1% ano contra ano), sendo parcialmente compensado por mais um desempenho forte da Proximidade e Mercado Extra / Compre Bem de menor porte, com ambas as modalidades crescendo mais de 25% na comparação anual.

O indicador “Vendas em Mesmas Lojas” apresentou queda de 10,5% na comparação anual, sendo 8,7% proveniente do impacto das restrições mais severas no Brasil, segundo cálculos da companhia.

Na Operação América Latina (Grupo Éxito), o desempenho comparativo foi ligeiramente melhor com Receita Bruta Total crescendo 1,3% na comparação anual, tendo como destaque positivo a operação da Argentina (+31,5%), registrando R$ 425 milhões.

A operação da Colômbia, a mais relevante da rede, apresentou uma leve queda de 0,3% na receita bruta, alcançando R$ 4,4 bilhões.

O Grupo Éxito apresentou Receita Bruta Total de R$ 5,9 bilhões, com desempenho no indicador “Vendas em Mesmas Lojas” de 2% positivo, mesmo com ambiente político e econômico desfavorável na Argentina e Colômbia.

Além disso, o Lucro Bruto consolidado foi de R$ 3,01 bilhões, com margem de 25,4%, em linha com o mesmo período de 2 anos anteriores (19 e 20), mostrando uma resiliência no repasse de preços e efeitos de uma maior penetração de marcas próprias no sortimento de produtos.

O Ebitda consolidado foi de R$ 899 milhões, com margem de 7,6%, apenas 0,2 pontos percentuais abaixo do segundo tri de 2020, ano com desempenho forte devido ao auxílio emergencial e estocagem maior da população.

Ademais, o Lucro Líquido ficou quase zerado, com despesas financeiras e depreciação ainda pesando no balanço da companhia.

E Eu Com Isso?

O resultado da companhia foi ruim, sobretudo se considerarmos a forte inflação de alimentos de 2 anos para cá e a comparação do desempenho com o ano de 2020.

O GPA mostra que sua base forte de geração de caixa no passado vinha das operações do Assaí e ainda trabalha para rentabilizar melhor a sua base de ativos remanescentes.

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Leia também: Resultados do Carrefour Brasil (CRFB3) do 2T21.

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