A Gamestop (GME) apresentou nesta terça-feira (23), após o fechamento do mercado, os seus resultados do quarto trimestre do ano-fiscal de 2020, equivalente aos meses de novembro e dezembro de 2020 e janeiro de 2021. Os números vieram abaixo das expectativas em termos de receita, margens e lucro por ação.
A receita foi de 2,12 bilhões de dólares, queda de 3,3 por cento na comparação anual. O número veio um pouco abaixo do esperado, que era na casa dos 2,2 bilhões de dólares. A companhia seguiu com desafios operacionais no trimestre, a citar i) a redução de 12 por cento no número de lojas no período em comparação ao 4T19 e a ii) redução de aproximadamente 27 por cento nos dias de operação nas lojas na Europa devido às restrições de funcionamento.
O resultado só não foi desastroso devido ao crescimento do e-commerce: crescimento de 175 por cento na comparação anual. Ele representou 34 por cento das vendas no período, sendo que 12 meses atrás, a participação era de apenas 12 por cento.
O resultado operacional medido pelo Ebit foi de 18,8 milhões de dólares, enquanto que no mesmo período do último ano, o Ebit foi de 75,2 milhões de dólares. Já o lucro por ação foi de 1,19 dólares por ação, contra 0,32 dólares por ação no 4T19. O resultado foi auxiliado por benefícios fiscais decorrentes dos prejuízos nos exercícios anteriores, mas mesmo assim veio abaixo das expectativas.
Por fim, a companhia conseguiu gerar um caixa livre (diferença entre o caixa gerado pela operação e os investimentos em bens de capital) de 138,4 milhões de dólares.
E Eu Com Isso?
O resultado da Gamestop foi levemente abaixo das expectativas, o que deve refletir negativamente no preço das ações GME no curto prazo. No ano as ações sobem 864 por cento, contra alta de 5,3 por cento do S&P 500.
A receita praticamente “flat” em relação ao mesmo período de 2019 mesmo diante de um contexto de pandemia, revela seus esforços na transação digital do negócio.
Juntamente com o resultado, inclusive, a companhia anunciou um novo COO (Chief Operating Officer) com passagens pela Amazon e Google. Também foram contratados novos executivos para vice-presidências importantes com currículos ligados à área de tecnologia.
Por dentro das margens: no trimestre, a margem bruta caiu de 27,2 por cento para 21,1 por cento, refletindo um cenário de i) piora de mix, com queima de estoque em consoles mais antigos; ii) custo variável mais elevado devido a maior participação das vendas online e iii) estratégia comercial mais promocional.
Os esforços na contenção de despesas foram interessantes. No 4T19, a linha de despesas com vendas, gerais e administrativas (SG&A) representava 23,3 por cento das receitas e, neste trimestre, esta relação caiu para 19,7 por cento. Contudo, isso não foi suficiente para sustentar a manutenção na margem operacional, que caiu de 3,1 por cento para 0,5 por cento.
Com o giro do ativo em patamares baixos, o retorno sobre o capital investido (ROIC) da Gamestop, que historicamente não é elevado, ficou negativo nos últimos 12 meses.
O negócio segue com poucas perspectivas de crescer a sua receita acima da média do setor de varejo e/ou de gaming, margens operacionais comprimidas e baixo retorno sobre capital.
Sob a ótica dos investimentos, o seu preço é completamente desconectado dos fundamentos. Mesmo diante do possível sucesso no turnaround operacional que vem sendo feito, a companhia é avaliada em 13,5 bilhões de dólares junto ao mercado, sem qualquer proporcionalidade com a sua geração de caixa atual e tampouco com o potencial de geração de caixa futura.