A Salesforce (CRM) apresentou nesta quinta-feira (25), após o fechamento dos mercados, os seus resultados do quarto trimestre do ano fiscal 2021, o que equivale ao período entre novembro do ano passado e o final de janeiro deste ano. Os números vieram acima do esperado em termos de receita líquida e lucro, mas com previsão (guidance) para o próximo ano menor que o esperado.
A receita líquida foi de 5,82 bilhões de dólares no período, crescimento de 20 por cento na comparação anual e 2,5 por cento acima das expectativas. Em base anual, a receita do ano fiscal de 2021 foi de 21,25 bilhões, crescimento de 24 por cento.
Considerando a demonstração ajustada (Non-Gaap), o resultado operacional (Ebit) foi de 1,01 bilhão de dólares, crescimento de 36,6 por cento na comparação anual. Assim, a margem operacional (medidor de eficiência da operação) foi de 17,5 por cento no período, aumento de quase 2,2 pontos percentuais.
O lucro líquido por ação (Non-Gaap) foi de 1,04 dólares, aumento de 64 por cento na comparação com o mesmo período do último ano. Esperava-se um número na casa dos 0,75 dólares.
Por fim, a companhia gerou um caixa livre (diferença entre o fluxo de caixa gerado pelas operações e os seus gastos com bens de capital/CapEx) de 2,02 bilhões de dólares no trimestre, aumento de 57 por cento na comparação com o 4T20.
E Eu Com Isso?
O resultado da Salesforce foi bom e acima das expectativas. Contudo, acreditamos que o guidance não tão animador deve impactar negativamente o preço das ações CRM no curto prazo.
O principal destaque veio do portfólio de plataformas de marketing e e-commerce, que cresceram a taxas de 26 e 27 por cento, respectivamente. Vendas e serviços tiveram um desempenho mais tímido: crescimento de 11 por cento e 19 por cento, olhando sempre contra o 4T20.
Em termos regionais, Américas foi bem e cresceu 18 por cento (em moeda constante) em linha com o 3T21, enquanto EMEA (Europa, Oriente Médio e África) cresceu 20 por cento, ritmo abaixo dos últimos trimestres. A Ásia foi bem e cresceu 19 por cento, mesma variação do 3T21.
Guidance para o próximo ano: Receita entre 25,65 – 25,75 bilhões de dólares e lucro por ação entre 3,39 e 2,41 dólares por ação. Neste quesito, o mercado já vinha projetando lucros maiores para o ano fiscal 2022, o que pode ser interpretado como um ponto de decepção.
No guidance já estão inclusos os resultados estimados da Slack a partir do 2T22 (aproximadamente 600 milhões de dólares), aquisição realizada em dezembro cujo pagamento total (entre ações e caixa) é de aproximadamente 25 bilhões de dólares. O negócio está sendo analisado pelos órgãos antitruste dos Estados Unidos.