Na tarde desta quinta-feira o Banco Inter (BIDI11) estreou a temporada de resultados com sua prévia operacional com os principais indicadores do último trimestre de 2020. O número de contas digitais cresceu 108 por cento, atingindo 8,5 milhões, com recorde de 4,5 milhões de novas contas abertas, um aumento de 69 por cento em relação a 2019. Outro destaque do segmento está no crescimento anual de 119 por cento no valor transacionado por cartões que atingiu a impressionante marca de 18,2 bilhões de reais.
A originação de crédito no quarto trimestre cresceu mais de 160 por cento em relação ao ano anterior, resultando em um total de 9 bilhões de reais em 2020. O ano cheio apresentou um crescimento de 107 por cento em relação a 2019. O grande destaque do segmento ficou por conta do crédito para empresas que cresceu impressionantes 206 por cento na comparação anual e atingiu cerca de 53,6 por cento da originação total do banco no ano.
O Intershop, plataforma de marketplace que oferece cashback para compras em sites parceiros lançado em 4T19, já atingiu volume transacionado de vendas (GMV) de 1,17 bilhões de reais em 2020, com o 4T20 representando mais da metade deste resultado. O resultado do trimestre foi impulsionado pelo Natal e pela Black Friday, algo característico para o setor de varejo.
A plataforma de investimentos cresceu em 176 por cento, atingindo 1,3 milhões de usuários, cerca de 15 por cento da base total de clientes, com número de pessoas com ações na bolsa atingindo 330 mil cerca de 10 por cento do total de investidores pessoa física na B3. O número de vendas de seguros também foi forte, com crescimento anual de 367 por cento, resultando em 104 mil vendas no trimestre e 265 mil em 2020.
E Eu Com Isso?
Enxergamos os resultados como positivos para o Banco Inter e por isso esperamos impactos positivos no preço das ações (BIDI11) no curto prazo. O banco digital se mostrou capaz de manter um forte ritmo de crescimento ao longo de todo ano de 2020, atribuímos essa performance, a uma estratégia focada em soluções que visam o melhor para cliente e impulsionada pela crise gerada pelo COVID-19 que acelerou as tendências de digitalização em diversos mercados, incluindo bancos. As ações do Banco Inter (BIDI11) apresentaram valorização de 112,5 por cento em 2020.
O resultado se mostrou forte em praticamente todos os sentidos, mostrando a capacidade do banco em conseguir monetizar sua base de clientes através de cross-sell sem perder seu foco em continuar a crescer nas contas digitais.
Nesse sentido, destacamos a performance em seguros, que mais do que dobrou sua participação na base de clientes, e o número de clientes em sua plataforma de investimentos, número que impressiona não só pelo crescimento, para efeitos de comparação, o número representa cerca de metade do número de clientes da XP reportado no 3T20.