Levante Ideias - Tania Rego

Guedes aliviado com acordo entre governadores

A reunião entre os governadores, os presidentes da Câmara e do Senado, e o presidente da República, Jair Bolsonaro, foi considerada um sucesso pela equipe econômica. Em clima de conciliação, Bolsonaro comprometeu-se ontem a sancionar o auxílio a estados e municípios e todos concordaram em manter o veto aos reajustes dos servidores públicos, como contrapartida. 

Houve esforços de todos os lados para que a reunião tivesse clima ameno – na reunião passada, o presidente chegou a se desentender com alguns governadores. Davi Alcolumbre (DEM-AP), presidente do Senado, liderou o diálogo, expondo as necessidades financeiras dos entes subnacionais, enquanto Maia cuidou da articulação com Bolsonaro para alinhar o discurso do Executivo ao Legislativo. 

O ministro da Economia, Paulo Guedes, se mostrou aliviado com o desfecho da reunião, principalmente por conta do compromisso de manutenção do veto presidencial, que garante o congelamento de salários de servidores até o fim de 2021 – proporcionando alívio fiscal à União. Guedes comentou que a “pacificação” entre as partes levaria “o Brasil a dias melhores”, ressaltando que a “democracia é barulhenta, mas é virtuosa. E faz as entregas necessárias”. 

O clima de pacificação e entendimento entre os Poderes e entes federativos trouxe alívio ao mercado, que também temia por um desfecho desfavorável sobre o veto dos servidores. O tom conciliador de Bolsonaro foi até certo ponto uma surpresa, mas caminha na direção correta: em tempos de pandemia e outras grandes dificuldades econômicas, o bom diálogo e uma liderança sólida são essenciais.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: Experimento no Rio Grande do Sul no foco dos investidores

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.