Levante Ideias - Moro

Os substitutos de Moro e Valeixo

O presidente Jair Bolsonaro já tem os nomes que devem ocupar o Ministério da Justiça e Segurança Pública e a diretoria-geral da Polícia Federal, antes ocupados, respectivamente, por Sérgio Moro e Maurício Valeixo. 

Para a pasta da Justiça, o atual ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Jorge Oliveira, deve ser oficializado nos próximos dias. Na PF, o novo diretor-geral deve ser o atual chefe da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem. Ele é ligado ao vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) e participou da campanha eleitoral de Bolsonaro em 2018. 

Oliveira também é bastante próximo do núcleo familiar de Bolsonaro e quase recusou o cargo, por receio de que sua nomeação pudesse endossar as acusações de Moro – de que o presidente quer ter acesso privilegiado a relatórios sigilosos de inteligência. 

Os dois nomes devem ser confirmados e não trazem surpresas no atual contexto. A indicação de Jorge Oliveira contrariou a ala militar, que promovia nomes como o do ex-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Ivan Sartori, e o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Yves Gandra Martins Filho.

* Este conteúdo faz parte do nosso boletim diário: ‘E Eu Com Isso?’. Todos os dias, o time de analistas da Levante prepara as notícias e análises que impactam seus investimentos. Clique aqui para receber informações sobre o mercado financeiro em primeira mão.

Leia também: O fim de Sérgio Moro

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Recomendado para você

O investidor na sala de espera

Salas de espera podem ser muito relaxantes ou extremamente desconfortáveis. Pessoas ansiosas consideram aquele período de inatividade quase uma tortura. Quem precisa de um tempinho

Read More »

Ajudamos você a investir melhor, de forma simples​

Inscreva-se para receber as principais notícias do mercado financeiro pela manhã.